As soluções de digital business se expandem no Brasil e encontram na velocidade e criação de cultura voltada para a transformação digital o caminho mais rápido para a evolução. Segundo o estudo ISG Provider Lens Digital Business Enablement and ESG Services, produzido e distribuído pela TGT Consult, as empresas brasileiras que conseguem acelerar e incorporar projetos-piloto em outras áreas dentro da empresa atingem benefícios de redução de custo, maior resiliência e ganhos em receita, reforçando a necessidade da criação de uma cultura organizacional pautada na transformação digital, demonstrando mudanças culturais e maior engajamento.
Desta forma, as organizações conseguem identificar a possibilidade de desenvolver capacidades, detectando novas abordagens para conquistar os clientes. Segundo o estudo, casos de maior sucesso em soluções digitais geralmente começam com a escolha dos temas que apresentam maior potencial na sua extensão.
Entre os exemplos citados no documento estão: Insights baseados em dados provenientes de diversas áreas dentro da organização, uso de ferramentas avançadas para acelerar a ida para o mercado, rastreamento dos resultados esperados e a promoção de ciclos de aprendizado entre as áreas envolvidas aumentam as chances de sucesso com resultados melhores para os negócios.
Além disso, o estudo indica um crescimento de empresas de serviços com propostas para identificar, planejar e implementar soluções nos campos da sustentabilidade e carbono zero, avançando a agenda ESG.
Diversos fornecedores de serviços neste segmento usam processos de inovação contínua e tecnologias emergentes para gerar impacto na redução das emissões de carbono e fomentar a economia circular. Ademais, as empresas de desempenho melhor e mais acelerado são aquelas que rastreiam suas decisões em supply chain, integrando a previsão de fluxo de caixa utilizando inteligência artificial, machine learning e analytics para obter uma visão rápida, preditiva e precisa dos cenários futuros.
Em comparação com os avanços internacionais, o mercado brasileiro de digital business ainda caminha a passos lentos, como declara Mauricio Ohtani, analista líder da TGT Consult/ISG e autor do estudo.
Conforme o relatório, a experiência do consumidor se torna um diferencial para os avanços das empresas e um dos desafios, com as empresas tendo que se atentar ao ritmo das mudanças e entregar o nível de atendimento que os clientes aguardam. Ohtani explica que a imposição por parte dos consumidores num atendimento cada vez mais personalizado, tem obrigado as organizações a entenderem o perfil de seus clientes, classificar e organizar grupos de interesse, direcionando ações a grupos específicos em todos os canais digitais e redes sociais.
Uma das principais tendências é o uso de digital reality, apontado como uma oportunidade de investimento para as empresas que desejam evoluir digitalmente. O estudo demonstra que, no Brasil, a tecnologia não é novidade, sendo utilizada há mais de 30 anos, principalmente na fabricação de automóveis. Hoje, devido à evolução da tecnologia e redução nos custos de utilização, empresas focadas em criar ambientes e soluções foram sendo criadas e atendendo a um mercado crescente em vários segmentos de negócios.
Os fornecedores que se destacam na transformação digital atuam desde a definição da estratégia, até o monitoramento no uso da solução digital, numa cultura data-driven. Desta forma, as companhias conseguem mapear toda a cadeia de valor das empresas, identificar as áreas de oportunidade e configuram seus recursos para trabalhar nas etapas de cocriação, desenho da solução e arquitetura, experimentação e implementação da ideia materializada.
Para se manter em crescimento, o relatório destaca que as companhias nacionais precisam se manter atualizadas em relação aos avanços no mercado global.