A IBM reafirmou nesta quinta-feira, 26, a sua previsão de lucro e de crescimento do negócio na área de serviços para este primeiro trimestre, em contraste com por muitas empresas de tecnologia que estão revendo suas projeções para o período.
As ações da companhia na bolsa eletrônica Nasdaq subiram 3,7% nesta quinta, após a ratificação das estimativas e de o diretor financeiro, Mark Loughridge, ter anunciado que o resultado de janeiro foi consistente com as previsões da empresa de, ao menos, um ganho de US$ 9,20 por ação neste ano.
"Nos sentimos muito confiantes, e continuamos seguros em nossa opinião de que vamos conseguir pelo menos US$ 9,20 de ganho por ação para o ano", disse o Loughridge durante reunião com analistas do banco Goldman Sachs, segundo informações do jornal New York Times.
A confirmação das previsões pela IBM vem uma semana após a sua rival HP ter revisto pra baixo as suas previsões para o trimestre, devido às fracas perspectivas de vendas de impressoras e computadores pessoais.
Os ganhos da IBM no quarto trimestre, bem como as suas perspectivas para 2009, tinham ultrapassado as expectativas do mercado. A empresa tem atribuído o desempenho à expansão de seu foco, antes concentrado apenas no mercado de hardware, para os segmentos de software e serviços, nos quais tem alcançado maiores margens.
De acordo com Loughridge, os contratos de serviços com empresas têm crescido mantido o ritmo de crescimento neste ano.
"Na data-base do trimestre, os nossos contratos de longo prazo devem crescer até dois dígitos, o que nos leva a crer que os contratos numa base ano sobre ano também cresçam na mesma proporção. Então, acho que temos uma boa perspectiva", disse ele.
Os contratos de serviços da IBM, incluindo a terceirização e suporte tecnológico, podem variar de menos de um ano a mais de dez anos.
- Sem turbulências