A Visa e a Planeta Informática anunciaram nesta terça-feira, 26/02, uma nova tecnologia que permite que operadoras de transporte público do mundo todo adotem pagamentos por aproximação em menos tempo, com mais facilidade e a um custo muito menor.
Com o Visa Secure Access Module (SAM), fica mais fácil para organizações e operadoras de transporte público começarem a oferecer aos passageiros a opção de pagar por aproximação usando um cartão, celular ou wearable, sem os gastos e a necessidade técnica de substituir as catracas ou terminais de leitura atuais.
Os pagamentos por aproximação estão mudando o futuro do transporte público de massa nas grandes cidades do mundo, ajudando o passageiro a poupar um tempo valioso, pois dispensam as filas para comprar o bilhete ou recarregar o cartão de transporte.
O Visa SAM pode ser uma solução de bom custo/benefício para as operadoras de transporte público que investiram em catracas e leitoras recentemente e desejam oferecer os benefícios de uma experiência de pagamento por aproximação aos seus passageiros, o que inclui melhoras na experiência do usuário, aumento no número de passageiros e redução nas despesas com venda de bilhetes.
Ao invés de instalarem novas catracas ou equipamentos, as operadoras podem instalar o Visa SAM, módulo baseado na tecnologia segura de pagamento por aproximação da EMV direto nos sistemas existentes, baixando substancialmente o custo e o tempo de implantação.
A Visa e a Planeta Informática fizeram uma parceria com o Grupo Ingenico para implantar o Visa SAM como parte do lançamento da tecnologia de aproximação no transporte público do Metrô Rio, no final de abril.