A Intel anunciou que os classmate PCs já estão sendo fabricados em larga escala para os mercados do Brasil e México. Esses PCs de baixo custo e com todas as funções, baseados no processador Intel Celeron M, são os primeiros computadores móveis voltados para a área de educação a ser produzidos em larga escala. A fabricante de chips também planeja realizar experimentos com o classmate PC em mais de 25 países neste ano, incluindo Chile, China, Índia, Indonésia, Malásia, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Turquia e Vietnã, além de disponibilizar o equipamento em diversos idiomas, incluindo inglês, árabe, chinês simplificado, português, russo, espanhol, tailandês e turco.
O classmate PC baseado na tecnologia Intel é parte do Programa World Ahead da Intel que busca combinar a tecnologia, o currículo e os professores para melhorar a educação nos países em desenvolvimento. A Intel trabalhará com esses países para estabelecer planos que incluam o trabalho com a indústria local, visando a oferecer conectividade à internet e treinamento profissional para os professores sobre o uso efetivo da tecnologia. O propósito é melhorar o ensino por meio do programa Intel Educação e do desenvolvimento criativo de planos de aula, atividades e conteúdo local, como o aproveitamento do currículo de ciências e matemáticas baseado no Intel?s skoool, uma ferramenta digital on-line voltada ao aprendizado, que oferece uma solução multimídia e multidispositivos para melhorar o ensino e o aprendizado de matemáticas e ciências.
?Nosso objetivo é fornecer aos estudantes as habilidades do século 21 que eles necessitam, tais como a colaboração e o pensamento crítico para ajudar a assegurar que eles estejam preparados para serem bem-sucedidos na economia baseada no conhecimento. Estamos trabalhando arduamente para fomentar inovações, criatividade e a criação de conteúdos locais, dando às crianças o suporte para a comunicação global. Esperamos que os classmate PCs baseados na tecnologia Intel também sejam um importante dispositivo para ajudar a educação?, declarou Willy Agatstein, gerente geral do Grupo de Plataformas para os Mercados Emergentes da empresa.
A Intel já está trabalhando com fabricantes locais de PCs, desenvolvedores independentes de aplicações, provedores de serviços de educação, agências governamentais e organizações não governamentais, para assegurar que os requisitos locais, como o idioma e os programas educacionais, sejam atendidos. Os classmate PCs contam com as funções mais utilizadas atualmente pelos principais PCs, como capacidade de armazenamento e a tecnologia sem fio integrada, e são capazes de executar as principais aplicações usadas dentro e fora das escolas, incluindo vídeos e programas educativos.