A AT&T se uniu ao novo consórcio que tem como objetivo a construção de uma rede de cabo submarino de fibra óptica, com alta largura de banda, batizada de Trans-Pacific Express (TPE), que conectará Japão, China continental, Coréia, Taiwan e Estados Unidos. A capacidade da rede cabeada será de transmissão de até 5,12 terabits por segundo (Tbps), por meio de uma extensão total de 18 mil quilômetros.
A rota entre a China e os Estados Unidos está prevista para entrar em funcionamento até agosto de 2008, seguida pela inauguração da rota unindo o Japão à China, em março de 2009.
?Assumimos o compromisso de estar sempre expandindo e diversificando nossa rede global?, disse John Stankey, presidente do grupo de operações de telecomunicações, na AT&T.
?Como a demanda internacional por maior largura de banda continua crescendo, a AT&T busca construir uma rede que possa atender a estas necessidades de seus clientes, tanto no presente como no futuro. A rede a cabo Trans-Pacific Express aumentará a confiabilidade das transmissões de dados e voz e incrementará sua diversidade e resiliência para seus clientes?.
A AT&T é proprietária ou aluga capacidade em mais de 70 sistemas de cabos submarinos, abrangendo mais de 456 mil milhas de fibra no mundo. A empresa ainda utiliza várias rotas de cabos submarinos para a transmissão do tráfego entre a região da Ásia / Pacífico até a América do Norte.