Empresa lucra no campo com aumento do uso do celular

0

Especializada no desenvolvimento e implementação de aplicações integradas de multi-plataforma para dispositivos portáteis, como celulares, a Simova, sediada em São José dos Campos (SP), expande sua atuação no setor de agrobusiness.

Várias usinas de cana de açúcar estão adotando soluções de mobilidade baseadas no aparelho celular visando facilitar o controle da produção, gerar economia e mais competitividade em suas atividades sucroalcooleira.

É o caso das usinas do Grupo Equipav, no interior de São Paulo, cuja safra 2007/2008 foi totalmente monitorada com o uso de aproximadamente 450 celulares, cobrindo cerca de 100 mil hectares de plantação.

Segundo Fábio Calegari, diretor comercial da Simova, o resultado superou todas as expectativas do Grupo e as usinas apresentaram um ganho de eficiência estimado em 1 milhão de reais.

O investimento feito pela usina para a implantação do sistema de monitoramento da Simova foi de 100 mil reais. Por conta dos ganhos, o Grupo Equipav pretende aumentar o número de celulares em operação nas próximas safras.

Um dos sistemas desenvolvidos pela Simova, o BoB (Boletins on Board), posibilita a uma usina monitorar em tempo real, via Internet, a operação e produção de suas máquinas nas fazendas a partir das informações enviadas pelo celular.

Ao iniciar o turno, o operador de um trator, máquina colhedora ou caminhão abre o sistema no celular e informa que atividade realizará, local, e horário de início. Ao fim da atividade, informa ao sistema que a mesma foi concluída.

?Os dados são recebidos e processados em um servidor da Simova e repassados para o sistema da usina, onde as informações são visualizadas em um painel de controle, tudo em tempo real?, explica Calegari.

Desta forma, os profissionais responsáveis pelo gerenciamento das operações sabem exatamente o que está acontecendo na usina, mesmo há quilômetros de distância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.