A HP anunciou nesta quarta-feira, 26/3, a fabricação no Brasil de dois modelos de workstations para aproveitar a crescente demanda deste mercado, especialmente voltada para profissionais de escritórios de arquitetura, financeiras e o segmento petróleo e gás.
As duas novas workstations, xw 4550 e xw 4600, serão fabricados em Campinas, no modelo de produção terceirizada, terão processadores AMD e Intel e chegarão aos consumidores a preços, dependendo da configuração, entre 3 mil reais e 30 mil reais.
Segundo Juan Jimenez, vice-presidente do grupo de sistemas pessoas da HP Brasil, a fabricação local desses produtos terá como efeito imediato a redução do custo e um menor prazo de entrega. ?A HP está apostando cada vez mais neste segmento, pois existe um grande nicho de mercado a ser explorado?, afirma o executivo.
A decisão de fabricar workstations no Brasil, de acordo com Jean Paul Pinto, gerente de produtos para a América Latina, reforça a estratégia da companhia de desmistificar esse tipo de equipamento como produto complexo e de alto custo.
?Essa mudança de posicionamento já deu resultado, como mostram estudos da IDC que apontam a HP como líder do mercado de workstations, com 42,8% de participação, em 2007?, afirma.
Trata-se de um mercado estimado pela IDC em pouco mais de 12 mil máquinas, que deverá atingir 14 mil unidades nos próximos três anos. A HP não revela o volume de produção de workstations no Brasil, mas espera um aumento de pelo menos 10% nas suas vendas já no primeiro ano de fabricação local.
A empresa anunciou também o lançamento de uma nova linha de desktops para empresas, denominada HP Compaq Business, com processadores AMD e Intel, que também serão produzidos no País.