A fornecedora de tecnologia para publicidade on-line Phorm fechou contrato com cinco portais de conteúdo brasileiros. Segundo informações do jornal britânico Financial Times, a empresa fornecerá ferramentas de análise do comportamento on-line de internautas para UOL, iG, Oi, Terra e o site do jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com o jornal, a entrada no Brasil é uma espécie de plano B para a Phorm, já que sua estratégia de vender tecnologia de análise de comportamento para a comercialização de publicidade on-line foi barrada pelos órgãos reguladores do Reino Unido em setembro do ano passado. À época, a empresa declarou que já estava em negociações com "uma série de mercados ao redor do mundo", que não foram revelados, e que "voltaria à Inglaterra quando já tivesse conquistado o mercado que pretendia com a nova ferramenta".
Sem revelar valores, a Phorm disse que, com a entrada no Brasil, pretende oferecer meios para que as empresas de mídia possam ganhar dinheiro com publicidade on-line sem depender das ferramentas dos gigantes da internet, como Google e Yahoo. No Reino Unido, o movimento não foi bem visto pelos ativistas da privacidade on-line e os contratos que já haviam sido acertados com provedores como British Telecom, Talk Talk e Virgin Media foram cancelados.
A ferramenta chegará ao Brasil sob o nome de Navegador e, para acelerar a disseminação no mercado local, oferecerá, além de publicidade, conteúdo condizente com os interesses pessoais de cada um. A Phorm também tem contratos de serviços com provedores na Coreia do Sul, mas o desenvolvimento no país tem sido mais lento do que o esperado pela companhia.
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