A Apple já havia anunciado, há seis meses, o fim do UDID em seu sistema operacional. Agora, a fabricante informou desenvolvedores que irá barrar os aplicativos para iPhone e iPad que utilizarem a tecnologia. A sigla significa Identificador Único de Dispositivo, e trata-se de um número exclusivo para cada dispositivo que rastreia dados pessoais de usuários, como a localização, por exemplo.
Desenvolvedores ouvidos pelo blog de tecnologia TechCrunch interpretaram a medida como um passo a frente da empresa para se adequar a medidas regulatórias de privacidade de órgãos oficiais. A Apple enfrenta ações judiciais nos Estados Unidos para que esclareça como disponibiliza dados pessoais de seus consumidores, bem como para que explique melhor a maneira como as informações são coletadas. A decisão de bloquear o identificador é um sinal da empresa à Justiça americana para tentar reverter os processos e evitar problemas mais graves no futuro.
Enquanto isso, desenvolvedores trabalham em outras soluções. “Estamos tentando ser proativos e já alteramos alguns aplicativos em um esquema alternativo”, disse um membro da Fluik, empresa canadense responsável pela criação de jogos para smartphones e tablets. Ele explicou que a mudança, desta vez, realmente afeta programadores por retirar seus produtos da loja da Apple caso eles solicitem a UDID do aparelho.
A mudança afetará também os anunciantes em sistemas móveis, que utilizam os números UDID para melhor direcionarem a publicidade. Com o número, eles podem rastrear os consumidores em cada aplicativo para entender a maneira como respondem aos estímulos dos apps e quais são os softwares que eles mais utilizam. “O UDID é essencial para a gestão dos dados de conversão”, explicou Jim Payne, executivo que trabalha com uma plataforma de venda de anúncios em dispositivos móveis chamada de MoPub.