A Blip, principal plataforma de Inteligência Artificial (IA) conversacional que conecta marcas e consumidores em aplicativos de mensagens como WhatsApp, Instagram, Messenger, RCS e Apple, anuncia uma reestruturação em seu time de alta liderança. As mudanças visam acelerar a estratégia de crescimento da empresa, principalmente a expansão internacional e o desenvolvimento de produtos com IA.
Thiago Gonçalves, que desde 2023 atuava como Diretor de Soluções de IA e Growth, foi nomeado agora como Diretor Executivo para a América Latina, com o objetivo de impulsionar o crescimento da empresa em mercados-chave da região com destaque para soluções de marketing conversacional.
Para dar ainda mais atenção a área de produto, Sérgio Passos, co-fundador da Blip, deixa o cargo de CTO (Chief Technology Officer) e assume a função de CPO (Chief Product Officer), concentrando seus esforços no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos da empresa e da oferta de serviços profissionais.
Para liderar a área de tecnologia, a Blip nomeia Fabio Lacerda como novo CTO. Anteriormente atuando como COO (Chief Operating Officer), Fabio possui uma trajetória consolidada na empresa, já tendo liderado as áreas de engenharia e operações. Sua nomeação reforça o compromisso da Blip com a inovação tecnológica e a excelência operacional.
Juliano Braz, que até então ocupava a cadeira de Vice-Presidente de Vendas, assume agora como CRO (Chief Revenue Officer), responsável pelas estratégias de crescimento e receita.
Philemon Mattos, que atuava como Chief Ecosystem Officer, assume também a parte de Enablement e Comunidade para todo o Ecossistema (Mercado, Cliente, Parceiros e Blippers).
Roberto Santos, que chegou na Blip no ano passado, trazendo uma bagagem de mais de 20 anos de experiência na área em Parceria e Alianças, tem atuado como Diretor Global de Canais de Vendas & GSIs para fortalecer a expansão internacional via parceiros.
Eduardo Guerreiro, que atua desde 2024 como Diretor na área de CSPS na Blip, passa ao cargo de Vice-Presidente de Professional Services, divisão responsável por alavancar a utilização da plataforma e soluções, aumentando a velocidade de adoção e evolução através da atuação direta nos clientes. Além da criação de novas linhas de serviços, como Consulting, expandindo a atuação estratégica para Latam e EMEA e aumentando a cobertura de clientes em territórios chave no Brasil.
"Nos últimos anos, a Blip cresceu substancialmente no Brasil e em outros mercados. Hoje, temos escritórios em São Paulo, Madrid e Cidade do México. São quase 4 mil clientes em mais de 32 países e queremos fortalecer essa presença internacional, estreitando ainda mais nossa parceria com empresas como Microsoft e Meta. Esse momento naturalmente pede maior robustez em nossa estrutura, direcionando nossos executivos para um novo nível de maturidade da companhia", afirma Roberto Oliveira, CEO e co-fundador da Blip.
Luciana Carvalho, CHRO (Chief Human Resources Officer) da Blip, assume as áreas de Agilidade e Business Operations da empresa. A área de People da Blip, já responsável por gerir a cultura da empresa, passa a liderar diretamente os processos de gestão e operação do negócio, garantindo alinhamento entre estratégia, cultura e execução. Segundo Luciana,, "A cultura organizacional é o alicerce que sustenta a execução da estratégia. Colocar gestão e operações sob o mesmo guarda chuva de RH reduz desalinhamentos entre prioridades estratégicas e operacionais. Isso permite decisões mais ágeis e focadas no impacto humano e nos resultados".
Em novembro de 2024, a empresa recebeu um aporte série C de US$ 60 milhões, liderado pelo SoftBank, com participação da Microsoft. Anteriormente, a Blip levantou US$ 170 milhões através das rodadas Série A e B, ambas lideradas pelo Warburg Pincus.