Vale fecha parceria com o Cubo em busca de startups de mineração

0

A Vale iniciou uma parceria estratégica com o Cubo Itaú para selecionar startups do portfólio do hub que desenvolvam soluções para desafios específicos da mineração. A iniciativa faz parte da estratégia de inovação da empresa, para trazer mais segurança, eficiência e sustentabilidade para o negócio.

Em evento realizado ontem (24), na sede do Cubo, em São Paulo, lideranças da Vale apresentaram desafios para as startups criarem soluções com foco em automação, reciclagem e eficiência energética. Segundo o vice-presidente executivo técnico da Vale, Rafael Bittar, a inovação é uma alavanca fundamental para a mineração do futuro.

"Ao integrar o ecossistema de startups do Cubo Itaú e tecnologias disruptivas, poderemos acelerar iniciativas que tornem as operações mais sustentáveis e com impactos positivos nas comunidades locais", afirma Rafael Bittar.

Fomentar ecossistema para avançar de forma colaborativa

A Vale tem investido em inovação aberta, ampliando o intercâmbio com startups, e acelerando o uso de tecnologias disruptivas na operação da companhia. A relação com o Cubo Itaú existe desde 2023, quando o Fundo Vale, organização de fomento criada pela mineradora para gerar impacto socioambiental positivo, passou a ser membro do hub. A parceria da Vale, firmada agora, complementa a atuação.

Enquanto a empresa terá o papel de impulsionar desafios que gerem negócios, o Fundo Vale seguirá como um ativador e fomentador do sistema, levando agendas do tema de floresta e clima para o Cubo. Este papel foi reconhecido recentemente pelo próprio Cubo, que no último dia 20 premiou o Fundo Vale com uma menção honrosa pelo fomento ao ecossistema.

A Vale já atuou em colaboração com mais de 70 startups nos últimos cinco anos e quer seguir avançando em inovação aberta. Em 2022, criou Vale Ventures, iniciativa de corporate venture capital que comprometeu US$ 100 milhões em capital para investimentos em startups de tecnologia pioneiras que busquem soluções sustentáveis para a mineração.

A empresa colabora, ainda, com uma rede diversificada de parceiros, incluindo hubs de inovação e empreendedorismo nos locais onde atua e universidades, compartilhando recursos e conhecimento para impulsionar a inovação na mineração. Além das parcerias, a Vale também conta com 12 hubs de inovação internos que são porta de entrada para novas ideias para capturar os desafios das operações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.