A Tellabs apurou crescimento de 18% na sua receita no primeiro trimestre de 2006. Os negócios somaram US$ 515 milhões ante os US$ 436 milhões obtidos no mesmo período do ano passado.
De acordo com o presidente e CEO da empresa, Krish Prabhu, a demanda dos clientes impulsionou as vendas nas áreas de banda larga, transporte de dados e serviços. ?A Tellabs continua a ganhar impulso à medida que os clientes aprimoram suas redes para fornecer serviços de vídeo e banda larga?, comentou.
Pelos princípios contábeis aceitos (GAAP), o lucro da companhia foi de US$ 52 milhões, ou 11 centavos de dólar por ação. Esse volume representa um salto expressivo em relação ao lucro apurado no primeiro trimestre do ano passado, que foi de US$ 1 milhão (menos de um centavo de dólar por ação). Se considerados os critérios não-GAAP, o lucro foi de US$ 65 milhões (14 centavo de dólar por ação), contra US$ 26 milhões (seis centavos de dólar) dos primeiros três meses de 2005.
A área de banda larga foi o grande destaque da companhia. A receita de US$ 260 milhões superou em 14% o resultado apufado no primeiro trimestre do ano passado. Dentro desse segmento, os negócios com produtos de acesso evoluíram 28% (US$ 164 milhões), enquanto as vendas de sistema de acesso gerenciado totalizaram US$ 74 milhões, volume 22% inferior aos US$ 94 milhões do mesmo período do exercício passado.
Já receita dos produtos de comunicação de dados em banda larga mais do que triplicou em um ano, passando de US$ 7 milhões para U$ 22 milhões.
No segmento de transportes, a Tellabs apurou vendas de US$ 214 milhões, com crescimento de 24% sobre os três primeiros meses de 2005. Na área de serviços, os negócios foram 18% superiores, atingindo o patamar de US$ 41 milhões.
De acordo com o plano previamente anunciado, durante o primeiro trimestre de 2006, a Tellabs recomprou 8,3 milhões de ações por US$ 118 milhões.