A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) firmou acordo de cooperação com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério de Planejamento, para o desenvolvimento de um modelo de licenciamento do Software Público Brasileiro (SPB).
O objetivo é facilitar o compartilhamento de aplicativos baseados em software livre entre os municípios, estados e a União, e reduzir os gastos da administração pública com a produção de soluções. ?Por não haver o compartilhamento, muitas vezes os Estados acabam desenvolvendo softwares semelhantes?, destacou o secretario de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna. A iniciativa prevê, também, o compartilhamento de software com a comunidade.
Pelos termos do acordo, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e a Abep serão responsáveis pela definição, classificação, normatização, divulgação, utilização e licenciamento do Software Público Brasileiro. As soluções que poderão se tornar públicas vão ser catalogadas e as informações estarão disponíveis no Portal para o Software Público Brasileiro, que já está em construção.
Seminário
O Ministério do Planejamento promove nesta quinta-feira (27/04), em Brasília, o seminário ?Desafios e Tendências da Gestão do Conhecimento no Setor Público?. O evento, que será no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, contará com a participação de especialistas brasileiros e do exterior.
O objetivo do evento é difundir e compartilhar práticas nas organizações nacionais e internacionais sobre a gestão do conhecimento. ?Quando o governo é mais transparente entre si, ele também se torna mais transparente para a sociedade?, afirmou Santanna.