A operadora de cabo Vivax divulgou seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre do ano. A operadora chegou a 335,4 mil assinantes, um crescimento de 11,1% no período de um ano e 2,2% no trimestre.
A base de assinantes banda larga chegou a 153,6 mil clientes, o que significa 59,2% em relação ao mesmo período de 2006 e 14% no trimestre. A receita média por usuário da operadora está em R$ 106, 11% a mais do que no emsmo período do ano passado.
A empresa chegou a um índice de Unidades Geradoras de Receitas equivalente a 1,31 no primeiro trimestre. O total de instalações novas de TV por assinatura foi de 20,5 mil, o que representa uma queda de 11,9% em relação ao mesmo período de 2006 (a operadora alega efeitos da promoção da Copa do Mundo feita no ano passado) e ficou praticamente estável em relação ao quarto trimestre.
Na banda larga, o total de instalações foi de 26,3 mil no primeiro trimestre, indicando um mercado mais aquecido que o de TV paga para a operadora. Cerca de 115 mil clientes têm TV por assinatura e banda larga. A penetração de pacotes HBO (mais caros) está em 24,7% da base da Vivax.
Receitas
A receita líquida total da da Vivax no primeiro trimestre foi de R$ 91,1 milhões, e o EBITDA foi de R$ 35,7 milhões, com margem de 39,2%. O lucro líquido da Vivax no primeiro trimestre foi de R$ 5,9 milhões e a dívida está em R$ 127,4 milhões (líquida). Interessante notar que a Vivax tem boa parte de sua receita no serviço de banda larga (29%) e aluguel de fibras (7,4%).
A receita com TV paga está em 61,4% do total. Os custos com programação estão em 29%, e os custos com o serviço de banda larga, em 8,8%.
A Vivax investiu R$ 24,1 milhões no primeiro trimestre (o dobro do que foi investido no mesmo período de 2006) e iniciou, em março, os serviços em Pinamonhangaba e Itu, onde planeja expandir a rede.