Governo do Paraguai conhece projeto de internet pela rede elétrica

0

A Procempa recebe nesta sexta-feira (27/4) a visita da empresa pública de energia do Paraguai Ande (Administración Nacional de Eletricidad), de Assunção, que vem conhecer a utilização da tecnologia Power Line Communication (PLC), pela Prefeitura de Porto Alegre.

O PLC foi implantado, no fim de 2006, no bairro Restinga, na zona Sul da capital gaúcha, em parceria entre a empresa de tecnologia da informação gáucha, CEEE, UFRGS e Senai. A tecnologia utiliza a rede de energia elétrica para conexão à internet. As unidades de Gestão de Controle e Perdas Técnicas (no setor elétrico) e da Divisão de Tecnologia e Informática da estatal serão representadas por seis engenheiros que pretendem trocar informações com a Procempa
.
De acordo com a empresa Hypertrade, fornecedora dos equipamentos PLC na Restinga, o projeto piloto executado em Porto Alegre é o que reúne o maior conjunto de conhecimentos técnicos, quando comparado às demais iniciativas, baseadas nessa tecnologia, desenvolvidas no Brasil. A expectativa do diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, é de que a Ande também possa repassar informações sobre experimentos de conexão de banda larga pela rede elétrica já realizados no Paraguai. "Nosso objetivo é estabelecer um relacionamento de cooperação técnica de médio e longo prazo com a Ande."

A partir deste ano, o projeto PLC da Procempa ganhará mais visibilidade nacionalmente. A companhia aderiu à Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (Aptel), que utilizará, em parceria com demais empresas associadas, a experiência da Procempa no desenvolvimento das chamadas vilas digitais em diversos estados brasileiros. Em junho, a Aptel realizará o 8º seminário anual do PLC em Porto Alegre. Na ocasião, o case da Procempa será apresentado aos participantes do evento que terá como objetivo avaliar o impacto e orientar o uso do PLC.

O projeto PLC, desenvolvido pela Procempa na Restinga, é o primeiro sistema de comunicação e acesso à internet pela linha de energia elétrica do Rio Grande do Sul. Com mais de 3,5 quilômetros de extensão, é a maior rede PLC do país, em média e baixa tensões, para fins de inclusão social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.