A estratégia da Amazon para enfrentar o iPad no mercado americano já começa a dar resultado. Segundo pesquisa da comScore, realizada em fevereiro passado, o Kindle Fire já responde por 54,4% de participação de mercado entre todos os tablets equipados com o sistema operacional Android, do Google. Segundo a consultoria, o crescimento do Kindle foi de 12,6 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
Em segundo lugar aparece o Galaxy Tab, da Samsung, principal aliada do Google no mercado de mobilidade, com 15,4% de market share. A fabricante coreana perdeu 3,7 pontos percentuais de mercado, o que sugere que o Kindle Fire esteja ganhando espaço de todas osdemais fabricantes que utilizam o Android. O Xoom, da Motorola, surge na terceira posição com 7% de quota de mercado – ele teve perda de 2 pontos –, e o Eee Pad TF101, da Asus, vem na sequência, mantendo sua participação estável em 6,3%.
De acordo com a comScore, o tamanho da tela é o diferencial mais aparente entre os tablets. Com opções no mercado variando entre 5 e 10 polegadas, a consultoria afirma que os modelos de 10 polegadas têm uma taxa de consumo de conteúdo 39% maior que os de 7 polegadas, ou 58% mais elevada que os de apenas 5 polegadas. O iPad tem tela de 10 polegadas, enquanto o Kindle Fire possui 7 polegadas e o Streak, da Dell, possui tela de 5 polegadas.