O Google acaba de lançar o "The Customer Journey to Online Purchase"(significa "a jornada do cliente até a compra online"). Trata-se de ferramenta de benchmarking que promete ajudar o anunciante a entender os comportamentos de compra online e as interações dos consumidores de 11 indústrias em sete países, inclusive Brasil.
A empresa de internet informa que a ferramenta baseia-se em estatísticas e análises de 36 mil dos seus maiores anunciantes, e que o relatório mostra não apenas como os compradores se movem em direção à compra, mas também o período de tempo que levam para tomar efetivamente a decisão de compra online.
O Google destaca que, com a ferramenta, é possível ver como o caminho de compra pode mudar de uma indústria para outra. No setor automotivo, por exemplo, os cliques nos anúncios display (banners) tendem a ocorrer mais perto da decisão de compra, enquanto a maioria dos compradores online clica em banners no início do percurso de compra.
Entre as várias informações geradas a partir dos dados de benchmark, destaca-se também a correlação entre o tempo que o consumidor leva para fazer uma compra e o valor da compra. Os padrões mostram que as compras de alto valor normalmente percorrem caminhos de compra mais longos, enquanto a maioria das compras online acontece em um único dia ou com uma única interação.