Com o aumento das vendas online no último ano, varejistas viram suas operações crescerem de maneira acelerada. Com este cenário, nasceu a necessidade de otimizar sistemas de embalagens para garantir produtividade e segurança de seus produtos e suas operações. Um exemplo disso é a Pernambucanas, uma das maiores varejistas do país, atualmente com 413 lojas.
A solução contratada pela varejista foi a FloWrap Automática para processamento de envelopes de segurança, da Sealed Air. A solução tem como principal benefício a entrega de maior capacidade de embalagem no processo operacional, com otimização no uso do filme plástico de segurança, uma vez que o sistema ajusta o tamanho do pacote ao(s) item(s) embalado.
Com a FloWrap Automática, a Pernambucanas conseguiu aumentar a produção média de produtos embalados por hora, o que contribuiu com o ganho de até 2.500% na produtividade da operação de embalagens de produtos.
A solução atua de forma integrada com outras etapas do processo de embalagem, como, por exemplo, etiquetagem e geração de nota fiscal, permitindo que o produto saia embalado e totalmente pronto para o envio. Flávia Moreira, Gerente de Marketing responsável pelos mercados de fulfillment e indústria da Sealed Air, explica que o projeto da Pernambucanas foi o primeiro neste padrão a ser implementado no Brasil. "Estamos muito felizes em contribuir com a melhoria da produtividade da Pernambucanas, a partir de uma solução totalmente nova para o varejo brasileiro. Por meio de nossa equipe técnica podemos customizar soluções de automação de acordo com as necessidades de cada varejista, potencializando o crescimento de suas operações".
Além dos benefícios em produtividade, o sistema FloWrap Automática otimiza o uso de filme, tendo em vista que o sistema atua sob demanda. A solução proporciona que a operação utilize menos material por metro quadrado, se comparado com as embalagens de uso manual de tamanhos pré-definidos. "O filme da tecnologia FloWrap é composto por material de alta resistência à violação e excelente apresentação. Isto garante a integridade do produto em toda a cadeia logística até chegar diretamente às mãos do consumidor", comenta Flávia.
A executiva afirma que a Sealed Air acompanha de perto o desenvolvimento do varejo no Brasil e está atenta às novas demandas nos sistemas de embalagens diante dos novos hábitos de compra. "Para que qualquer comércio eletrônico se adeque a este novo cenário de maior demanda é preciso buscar alternativas que otimizem a operação com mais segurança, assertividade e, sobretudo, eficiência operacional, fatores encontrados na automação e que, ao mesmo tempo, beneficiam a experiência do cliente e trazem diferenciação para o negócio. Como pioneiros neste segmento, estamos sempre investindo para trazer para o mercado brasileiro soluções inovadoras que apoiem o crescimento do varejo nacional", finaliza a gerente da Sealed Air.