A empresa de prestação de serviços de atendimento a clientes Atento Brasil escolheu a integradora Medidata para implementar, em parceria com a Sun Microsystems, uma nova solução integrada de armazenamento de informações (storage) e backup automático, e uma solução baseada em thin client.
A Medidata forneceu e instalou quatro Storage Sun, modelo 6130, com capacidade de 8 terabytes (TB), robô de fita L25 e servidores Sun Fire V20Z, para a solução de gravação de voz com backup automático.
A solução, segundo a empresa, permite que as gravações das conversações sejam armazenadas numa unidade de disco, durante um período definido pela Atento, depois do qual os dados são transportados automaticamente para uma fita, o que, segundo a empresa, torna o armazenamento, gerenciamento e a recuperação das informações mais ágeis, reduzindo o tempo de recuperação da informação de dias para minutos.
Além da solução de storage, a Medidata também implementou na Atento um projeto baseado no thin client Sun Ray 1G, destinado a uma operação com 150 posições de atendimento (PAs) para uma instituição financeira, cujo nome não revela, onde todas as informações ficam centralizadas em servidores e não mais no computador do atendente.
A solução totalmente customizada, segundo a empresa, torna o thin client capaz de servir a qualquer atendente com um alto nível de mobilidade, disponibilidade e aumento da segurança da informação, possibilitando redução de custos de energia, manutenção dos equipamentos e licenças de software.
Esse conceito é viabilizado pelo Java Card, um cartão pessoal contendo um chip inteligente que traz todo o perfil do atendente, garantindo que em caso de desastres ou de danos em seu thin client, ele possa trabalhar utilizando qualquer outro equipamento, bastando apenas o uso do cartão.