O banco Santander Banespa é o mais novo integrante da Rede Verde-Amarela (RVA), uma das maiores malhas de serviços bancários eletrônicos do país. Com a adesão do banco, a capilaridade da rede salta para 10 mil pontos de atendimento e mais de 32 mil terminais interligados.
Para Juarez Cançado, diretor-executivo da RVA, o ingresso do Santander ? o Banespa já participava da rede ? marca um importante momento de ampliação da RVA. "O Santander Banespa, pelo porte e importância do banco, traz força para rede e melhora nossa capilaridade, especialmente na região Sul", diz o executivo.
A decisão de se integrar à RVA faz parte da estratégia da instituição de compartilhar ao máximo seus pontos com outras redes. De acordo com Antônio Pedro Vieira, gerente executivo de Produtos de Auto-atendimento do Santander Banespa, além de oferecer novas opções de atendimento e conveniência aos seus correntistas, o banco pretende, com esse compartilhamento, otimizar a utilização de cada um dos seus terminais.
O Santander Banespa integra-se à RVA nas modalidades usuário e fornecedor. Isso significa que os clientes do banco poderão utilizar todos os pontos da RVA para operações de saldo, saque e extrato. Além disso, correntistas de outras instituições participantes da rede também poderão usar os terminais do banco, que ganhará por transação.
Com a integração, os clientes do banco passam a contar com 48.962 terminais de atendimento no total. "Nossa política é diferenciada. Optamos pelo compartilhamento total em todas as máquinas. Algumas redes reservam apenas um ATM por ambiente de auto-atendimento para todas as operações. No Santander Banespa, todos os equipamentos ofertam as mesmas transações", afirma Vieira.
Segundo o executivo, a tarifação também é diferenciada. "Dependendo do pacote de serviços utilizado pelo correntista, ele não pagará nada a mais pelas transações junto à RVA. No caso de transações excedentes, o nosso valor ainda é um dos mais competitivos entre os bancos."
Nesse momento, as instituições estão empenhadas em divulgar o novo serviço para a base de clientes e estabelecer uma comunicação visual que ajude o correntista a identificar os novos pontos de atendimento. "Até o fim deste mês, já teremos comunicado 100% de nossa base e os próximos cartões do banco já virão com a bandeira RVA no verso", informa Vieira.
Com uma capilaridade invejável em termos de auto-atendimento, os planos de médio prazo do Santander para esse canal incluem uma ampliação das ofertas de serviços e produtos via rede. "Nossa meta é oferecer o máximo de conveniência e serviços aos nossos clientes em cada ponto de atendimento com novas opções de transações, que vão de pagamento de contas até a contratação de seguros?, adianta Vieira, ao dizer que o compartilhamento ajudará a otimizar o uso dos equipamentos e a aumentar a cobertura para os clientes.