Pesquisa encomendada a Informa Telecoms & Media pela 3G Americas, entidade que apóia a indústria GSM, mostra a evolução do padrão tecnológico no primeiro trimestre. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (26/5), afirma ter detectado a preferência dez vezes maior dos usuários de celulares no mundo pela tecnologia pela GSM.
A base de assinantes da família GSM (GSM, GPRS, EDGE e UMTS/HSDPA), segundo o estudo, atraiu quase 120 milhões de clientes adicionais no período, comparada ao crescimento líquido total do padrão CDMA (que inclui a CDMA 20001x e a EV-DO) de cerca de 12 milhões de clientes.
A pesquisa aponta que hoje a família de tecnologias GSM contabiliza mais de 81% do mercado sem fio no mundo inteiro, somando 1,85 bilhão de usuários contra menos de 300 milhões de clientes CDMA, que representa 13% do mercado. Os serviços 3G UMTS, por exemplo, representavam 57 milhões de assinantes no fim do primeiro trimestre.
No Brasil, segundo dados divulgados pela Anatel para mês de abril, a tecnologia GSM mantém o crescimento e a liderança de mercado, com 50.098.252 assinantes, seguida da CDMA, com 24.955.739, da TDMA, com 15.411.337. A tecnologia analógica registra 118.859 acessos.
Segundo o estudo, nos 12 meses entre os primeiros trimestres de 2005 e 2006, a família GSM de tecnologias demonstrou crescimento em todas as regiões do Ocidente, atraindo quase 95 milhões de novos assinantes, alcançando quase 250 milhões de clientes apenas nessa região. A base de assinantes da tecnologia CDMA nessa região atingiu um volume total de 169 milhões de clientes no mesmo período, com 27 milhões de novos clientes e participação de mercado caindo para 34,6%, junto com a TDMA, que também caiu para 11,6%.
Por outro lado, ainda segundo a pesquisa, a participação do GSM atingiu 47,8%. As regiões da América Latina e o Caribe novamente quase duplicaram a base de assinantes que utilizam o padrão no mesmo período de 12 meses, saindo de 77 milhões de clientes em março de 2005 para 150 milhões em março deste ano. Nessa região, o GSM atraiu mais de 19 milhões de clientes, contra 2 milhões de CDMA. Nos EUA e no Canadá, as operadoras GSM relatam um ritmo acelerado de crescimento, registrando mais de 4,8 milhões de novos clientes no primeiro trimestre de 2006, atingindo uma base de assinantes com 84 milhões de clientes.
O crescimento do GSM, segundo a pesquisa, é evidenciado pelo número de operadoras que estão atualizando ou alterando as suas plataformas tecnológicas por vários motivos estratégicos. Essas operadoras incluem empresas que são usuárias de longa data do padrão CDMA, como a Telstra na Austrália e a KT Freetal e a SK Telecom na Coréia, que estão implementando a UMTS/HSDPA. A Chinook Wireless, do estado de Montana, nos EUA, também anunciou a implementação da GSM/EDGE. Hoje, segundo o estudo, pelo menos 11 operadoras já anunciaram a sua migração de CDMA para a GSM, ou implementações com as duas tecnologias.
No mundo inteiro, a família GSM continua a sua evolução em direção a serviços 3G. De acordo com o levantamento, o padrão EDGE está em operação comercial em 133 operadoras de 80 países, entre os quais se encontram 31 países na América Latina e no Caribe. Outras 81 redes EDGE estão em fase de planejamento ou implementação. Além disso, outras 105 redes UMTS estão em serviço em 50 países, com outras 59 redes planejadas ou em fase de implementação. A Cingular Wireless foi a primeira empresa do mundo a lançar HSDPA, uma versão mais avançada de UMTS para banda larga móvel, oferecendo cobertura para 16 mercados em dezembro de 2005. Hoje, a tecnologia HSDPA está presente em 22 redes comerciais e em outras 73 operadoras na fase de planejamento, teste ou implementação.