O presidente da Telefonica, César Alierta, afirmou hoje, 26/5, em encontro com analistas de mercado na cidade de Valência, Espanha, que a operadora espanhola não vai apresentar uma oferta de compra para Portugal Telecom, revelou a consultoria Bernstein Research.
De acordo com a nota da Bernstein Research, o presidente da operadora de telecomunicações espanhola, César Alierta, "disse claramente que a Telefonica não vai apresentar uma proposta sobre a Portugal Telecom".
"Também afirmou claramente que a Telefónica poderá comprar metade da Vivo, desde que pelo preço certo", acrescenta a nota. O grupo espanhol, através da Telefonica Móviles, tem uma parceria com a Portugal Telecom que controla a operadora de celulares brasileira.
Para analistas, estas afirmações "são ligeiramente negativas para a Portugal Telecom", mas são positivas para a Sonaecom, empresa lusa que lançou uma oferta sobre o capital da operadora portuguesa em fevereiro e já demonstrou interesse em vender a participação na Vivo.
Segundo a agência de notícias Bloomberg, Alierta afirmou aos analistas que não irá gastar este ano mais de 1,5 bilhão de euros (R$ 4,5 bilhões) nem emitir mais ações, para financiar novas aquisições.
Também revelou que o grupo pretende duplicar o dividendo e o lucro por ação, que atingiram no ano passado 0,50 e 0,91 euro, respectivamente.