Na próxima quinta-feira (29/5), a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e a Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu) realizam o I Fórum de Debates do Setor de Software, às 9 horas, no Hotel Gran Bittar, em Brasília.
O objetivo do evento é apresentar temas de concordância das quatro entidades a todos os níveis dos Poderes Executivo e Legislativo, além de estabelecer um debate entre as empresas do setor de software e as entidades que representam os usuários. Para este primeiro encontro foram selecionados dois temas de grande relevância para o setor: compras públicas e capital humano.
De acordo com as associações, o tema Compras Públicas representa a política do governo com relação à compra e/ou o desenvolvimento de software. A posição do governo, não só por ser um grande comprador, direciona o mercado como um todo. Para as entidades, é preciso uma definição clara de políticas para compra de software, que deve ser seguida em diferentes níveis do Executivo, Legislativo e Judiciário.
O segundo tema, referente ao capital humano, é essencial para garantir o crescimento do setor. Considerando que o profissional é responsável por 70% do desenvolvimento do software, as entidades acreditam que é preciso investir na capacitação dos profissionais. Já há uma grande carência de mão-de-obra qualificada e as associações defendem a continuidade do crescimento com aumento no investimento do capital humano.