As fraudes realizadas por meio da internet causaram prejuízos de cerca de 152 milhões de euros (US$ 239 milhões) aos usuários no ano passado, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (26/5) pela Trend Micro, fornecedora de software de segurança.
Segundo a empresa, o valor representa somente a parcela de consumidores que apresentaram queixa por se sentirem enganados. As fraudes online, os leilões e as encomendas não entregues representam mais de 50% do total de ocorrências. No entanto, a ameaça real dos leilões online pode ser um pouco exagerada: muitas vezes os utilizadores confundem ataques de phishing com fraudes de leilões, observa a Trend Micro.
Os dados da empresa indicam que os homens estão mais propensos a cometerem crimes online ou a serem vítimas de fraude na rede. O relatório do Internet Crime Center informa ainda que, embora o valor desse tipo de crime continue a crescer, o seu número real diminuiu. A fraude em investimentos é uma das principais ações que causam prejuízo às vitimas, cerca de 2,2 mil euros (US$ 3,5 mil) por ocorrência.