A Prefeitura de Diadema, cidade da Grande São Paulo, inaugurou nesta segunda-feira (26/5), o Quarteirão da Saúde, um novo centro de especialidade médica que estará interligado às 19 unidades básica de saúde (UBS), e mais 22 instalações com equipamentos de saúde do município. O gerenciamento do centro está sendo feito pelo sistema SIGA Saúde (Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde), que deve aumentar o atendimento em 30%, segundo expectativa da Prefeitura.
Já adotado pela capital paulista, o SIGA Saúde é um software público desenvolvido, implantado e aperfeiçoado pela Atech Tecnologias Críticas nos últimos quatro anos em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. O sistema permite a gestão de informações em saúde pública, bem como a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Atech, o SIGA Saúde possibilita ainda a identificação do paciente, marcação de consultas nos próprios locais de atendimento, histórico clínico, entre outros benefícios. Além disso, permite reduzir as filas de espera e gerir recursos, como medicamentos e estoques de materiais. O sistema pode ser implantado em qualquer município mediante a cessão de uso obtida junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Segundo o diretor da Atech, Pedro Scarpim, esse modelo de negócio, em que a Secretaria de Saúde de São Paulo cede para outras autarquias o software desenvolvido e implantado no município possibilita uma economia enorme para aqueles que recebem. "Ele diminui o tempo de implantação e traz como benefício o retorno de toda a evolução que o produto passa a ter com as novas implantações", diz ele.
Com o novo Quarteirão funcionando de forma integrada à rede de saúde pública, a Prefeitura de Diadema pretende diminuir o tempo de atendimento dos pacientes, centralizar as informações e gerenciar os prontuários, enquanto descentraliza as operações. Diadema possui cerca de 400 mil habitantes e realiza uma média de 4 milhões de procedimentos médicos por ano.