As empresas cada vez mais valorizam a qualidade de dados na organização, pois a maioria percebe que problemas nos processos e no retrabalho geram, por conseqüência, custos internos. Manter processos contínuos de qualidade da informação resulta no crescimento de 10% na receita, no mínimo. A informação faz parte da pesquisa "Indicadores de Mercado em Qualidade da Informação", apresentada nesta terça-feira, 26, por Cristina Spers, gerente de Marketing da System Marketing Consulting, e coordenadora do estudo, na 3ª Conferência Internacional de Qualidade de Dados, em São Paulo.
Pesquisa realizada com 130 empresas, entre os dias 14 e 22 deste mês, pelo Grupo de Qualidade de Dados, mostrou que entre os principais problemas encontrados está a ausência de qualidade de dados da informação nos negócios, o que traz por conseqüência o aumento de custos por não haver processos otimizados; etapas dos mesmos que devem ser refeitas, gerando stress para a equipe e, no final, a perda do alinhamento estratégico.
O universo da pesquisa mostrou que 58% das empresas têm mais de 500 funcionários e 17% entre 100 e 500 colaboradores. No total, 75% delas podem ser caracterizadas como de médio e grande porte. Predomina o setor financeiro. Os profissionais que responderam são 27% da área de TI, 20% de marketing, 10% diretores ou presidentes, o restante estão distribuídos por diversos tipos de cargos. 77% desses executivos consideram em alto e médio o impacto da qualidade da informação nos negócios.
A pesquisa mostrou ainda que:
* 30% das empresas pesquisadas afirmaram que o departamento de marketing ou comercial são responsáveis pela qualidade de dados;
* 56% das empresas investem de alguma forma no marketing de relacionamento com seus clientes;
* 76% aproveitam os contatos com os clientes em RSVP, SAC, para atualizar o cadastro. Em 2007, 50% das empresas tinham essa iniciativa, o que resulta em volume de dados cada vez maiores;
* 70% afirmam já utilizar bases e fontes externas para aprimorar a informação, a fim de que haja uma carga correta de banco de dados;
* 65% das empresas pesquisadas dizem possuir uma única base interna e, de cerca forma, conseguem acessa-la. Ou seja, apesar dos avanços na obtenção e tratamento de dados na origem, a manutenção da informação foi o item que menos evoluiu;
* 76% ainda considera que a informação não está disponível de forma a permitir sua análise, segmentação. É preciso investir mais em segmentação e conhecimento do cliente;
* 87% dos profissionais pesquisados avaliam como alta a relevância da qualidade de dados.
Criar uma associação
Um dos assuntos apresentados durante o evento foi a criação de entidade representativa do setor de tratamento e qualidade de dados, que não só discuta e divulgue os temas do setor, mas que apoie a iniciativa pública nas questões de relacionamento com o consumidor. As empresas que fazem parte do Grupo de Qualidade (www.grupodequalidade.com.br) – System Marketing Consulting, Inteligência de Negócios-QlikView, MKTEC, NetCallCenterOrbium e ZipCode – já fizeram uma reunião no mês passado para discutir o assunto, pois cogitam também abrir o evento anual a profissionais do mercado, uma vez que nas três edições anteriores a participação era só de convidados das empresas.
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