Pesquisa mostra a importância da qualidade de dados para os negócios

0

As empresas cada vez mais valorizam a qualidade de dados na organização, pois a maioria percebe que problemas nos processos e no retrabalho geram, por conseqüência, custos internos. Manter processos contínuos de qualidade da informação resulta no crescimento de 10% na receita, no mínimo. A informação faz parte da pesquisa "Indicadores de Mercado em Qualidade da Informação", apresentada nesta terça-feira, 26, por Cristina Spers, gerente de Marketing da System Marketing Consulting, e coordenadora do estudo, na 3ª Conferência Internacional de Qualidade de Dados, em São Paulo.
Pesquisa realizada com 130 empresas, entre os dias 14 e 22 deste mês, pelo Grupo de Qualidade de Dados, mostrou que entre os principais problemas encontrados está a ausência de qualidade de dados da informação nos negócios, o que traz por conseqüência o aumento de custos por não haver processos otimizados; etapas dos mesmos que devem ser refeitas, gerando stress para a equipe e, no final, a perda do alinhamento estratégico.
O universo da pesquisa mostrou que 58% das empresas têm mais de 500 funcionários e 17% entre 100 e 500 colaboradores. No total, 75% delas podem ser caracterizadas como de médio e grande porte. Predomina o setor financeiro. Os profissionais que responderam são 27% da área de TI, 20% de marketing, 10% diretores ou presidentes, o restante estão distribuídos por diversos tipos de cargos. 77% desses executivos consideram em alto e médio o impacto da qualidade da informação nos negócios.
A pesquisa mostrou ainda que:
* 30% das empresas pesquisadas afirmaram que o departamento de marketing ou comercial são responsáveis pela qualidade de dados;
* 56% das empresas investem de alguma forma no marketing de relacionamento com seus clientes;
* 76% aproveitam os contatos com os clientes em RSVP, SAC, para atualizar o cadastro. Em 2007, 50% das empresas tinham essa iniciativa, o que resulta em volume de dados cada vez maiores;
* 70% afirmam já utilizar bases e fontes externas para aprimorar a informação, a fim de que haja uma carga correta de banco de dados;
* 65% das empresas pesquisadas dizem possuir uma única base interna e, de cerca forma, conseguem acessa-la. Ou seja, apesar dos avanços na obtenção e tratamento de dados na origem, a manutenção da informação foi o item que menos evoluiu;
* 76% ainda considera que a informação não está disponível de forma a permitir sua análise, segmentação. É preciso investir mais em segmentação e conhecimento do cliente;
* 87% dos profissionais pesquisados avaliam como alta a relevância da qualidade de dados.
Criar uma associação
Um dos assuntos apresentados durante o evento foi a criação de entidade representativa do setor de tratamento e qualidade de dados, que não só discuta e divulgue os temas do setor, mas que apoie a iniciativa pública nas questões de relacionamento com o consumidor. As empresas que fazem parte do Grupo de Qualidade (www.grupodequalidade.com.br) – System Marketing Consulting, Inteligência de Negócios-QlikView, MKTEC, NetCallCenterOrbium e ZipCode – já fizeram uma reunião no mês passado para discutir o assunto, pois cogitam também abrir o evento anual a profissionais do mercado, uma vez que nas três edições anteriores a participação era só de convidados das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.