O Google apresentou nesta quinta-feira, 26, a primeira versão de seu serviço de pagamentos móveis. Chamado de Google Wallet, a ferramenta funcionará por meio de NFC (near Field communication, tecnologia de comunicação por aproximação entre máquinas) e será instalado nas versões mais novas do Android, sistema operacional da ferramenta de buscas para dispositivos móveis.
A apresentação da "carteira virtual" do Google já era esperada desde o início desta semana, principalmente depois que uma executiva da companhia falou sobre a atenção que vinha prestando em tecnologias relacionadas à NFC (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Segundo post no blog do Google, o Wallet funcionará literalmente como uma carteira: armazenará dinheiro, opções de crédito, informações sobre as últimas compras, tickets de promoções etc. Inicialmente, o novo serviço suportará o cartão pré-pago do Google, operado pela MasterCard, e um cartão de crédito administrado pelo Citibank, com a operadora de cartões o Citi MasterCard. Haverá ainda conexão direta com o Google Offers, o serviço de compras coletivas do site de buscas, também em fase de testes.
A companhia também informa que já está em contato com "diversas lojas" para lançar promoções exclusivas para o Google Wallet. Cita como exemplo a rede de restaurantes Subway, as lojas de departamento Macy's, Bloomingdale's e American Eagle Outiftters, entre outras. O serviço será instalado nos celulares Nexus S 4G em parceria com a operadora de telecomunicações Sprint.
- M-payment