Diante do novo cenário do mercado de tecnologia, marcado principalmente por mobilidade e colaboração, a Totvs aposta sua estratégia na criação de uma plataforma de rede social corporativa para vender aos seus clientes, batizada de by You. Meta é elevar vendas de software e serviços de infraestrutura.
Segundo o presidente da companhia, Laércio Cosentino, a iniciativa alia-se ao pensamento da empresa sobre o futuro da tecnologia, o qual, segundo aponta, estará ligado a três quesitos principais: mobilidade, relacionamento (colaboração) e processos.
O presidente da Totvs também frisou que atualmente as pessoas não conseguem mais separar sua vida pessoal da profissional e, por esse motivo, a ideia da fabricante brasileira de software foi desenvolver uma rede social que possibilite a criação de dois perfis diferentes para ambientes distintos: pessoal e corporativo. Assim, a rede atende a demanda da nova geração de profissionais, que sempre está conectada.
"Esse é o novo indivíduo vindo do mercado, sempre conectado e utilizando os serviços em nuvem. A ideia da Totvs e garantir num único ambiente os dois mundos e se preparar para a demanda do mercado. Em até dez anos esses indivíduos ocuparão cargos executivos nas empresas", afirmou. A rede social já está em uso pelos 12 mil funcionários da empresa.
O modelo de negócios da Totvs com a estratégia, além da venda de certificações, que terão um custo de R$ 5 a R$ 15 por usuário, será a comercialização de software, serviços e infraestrutura, que serão utilizados no funcionamento da rede social corporativa, integrada à solução de ECM da Totvs.
Neste primeiro momento, o serviço só estará disponível para os clientes da base. Atualmente, seis empresas estão em projeto piloto de implantação, número que saltará para 100 em agosto. Segundo a Totvs, o tempo de implantação varia de três a seis meses, dependendo do nível de maturidade do cliente.
A venda do serviço de rede social corporativa para todos os interessados, que será realizada por meio de licenciamento, só estará disponível no ano que vem. "Em janeiro de 2012 a rede social será a grande interface com o software de gestão, essa é a nossa aposta", pontuou Cosentino. A rede social corporativa da Totvs contará ainda com uma área batizada de Totvs Mall, a qual reunirá lojas eletrônicas das empresas clientes, além da própria loja de aplicativos da companhia, chamada de Totvs Store.
- Negócios