A Ibratan, empresa com mais de 30 anos de atuação no setor de risco e crédito no Brasil, anuncia a chegada de Alexandre Caricati como novo diretor de Expansão e Relacionamento. Com uma trajetória marcada por experiências em inteligência do ciclo de crédito, estruturação de squads comerciais e gestão de produtos voltados ao ecossistema de crédito, o executivo assume um papel central na reconfiguração institucional da marca para os próximos ciclos de crescimento.
Nos últimos anos, Caricati liderou projetos de integração entre tecnologia, canais e produtos em empresas como Intervalor, CSU.Contact, Grupo CRC, Winover, Trestto e RevoTech. Foi responsável por iniciativas voltadas à aceleração de receita por meio da expansão institucional, abertura de mercados e foco em métricas de conversão.
Na Ibratan, sua atuação irá aliar relacionamento de longo prazo, conquista de novos clientes e construção de soluções personalizadas. "A lógica da expansão passa por um desenho que privilegie a aderência. Em vez de abordar o mercado com uma esteira genérica, vamos trabalhar a fundo o entendimento técnico do contexto de cada cliente", afirma Caricati.
O trabalho do novo head se conecta diretamente à ambição da Ibratan de consolidar novas avenidas de crescimento com profundidade técnica e governança comercial.
Para Gabriel Jacques, CEO da empresa, a criação da diretoria dedicada à expansão responde à complexidade crescente do setor, que exige leituras mais sofisticadas e capacidade de execução técnica. "A construção de uma estratégia de relacionamento, hoje, depende de uma abordagem que abranja todas as fases do relacionamento comercial e esteja ancorada em inteligência de mercado. O diferencial competitivo não está apenas na oferta, mas na capacidade de identificar o timing de cada oportunidade e operar com consistência em múltiplas frentes", destaca.