A EMC revelou planos para abrir um centro de desenvolvimento de software em Xangai. A empresa anunciou que pretende investir US$ 500 milhões na China nos próximos cinco anos, enfatizando a intenção de ter uma presença maior no mercado daquele país. Com inauguração prevista para o mês que vem, o centro de pesquisa e desenvolvimento faz parte do investimento planejado da EMC e será o primeiro da companhia na China.
?Nosso comprometimento com a China é de longo prazo, para colaborar com sua indústria de software e acelerar o desenvolvimento de soluções utilizadas por clientes ao redor mundo?, disse o presidente e CEO da EMC, Joe Tucci.
O novo centro faz parte do investimento global da EMC em pesquisa e desenvolvimento, que deverá superar US$ 1,2 bilhão em 2006. Na China, a EMC construiu o China Solutions Center, aprofundou suas relações com clientes locais, firmou parcerias com fornecedores de soluções de integração de software e sistemas, abriu centros de treinamento para certificar especialistas em armazenamento em rede e deu contribuições expressivas à comunidade acadêmica.
De acordo com a IDC, a EMC é o maior fornecedor de software de armazenamento da República Popular da China, obtendo, em 2005, 39% da receita do país neste segmento.
O centro de desenvolvimento da EMC em Xangai vai fornecer suporte e desenvolvimento contínuo, abrangendo o amplo portfólio de soluções de software, além de ajudar a acelerar a localização de produtos da EMC para a China e outros mercados asiáticos. O centro deverá empregar aproximadamente 100 desenvolvedores até o fim do ano, aumentando para 500 até o fim de 2008. Ele faz parte da rede de instalações de desenvolvimento da EMC nos Estados Unidos, na Bélgica, França, Índia e Israel.
O vice-presidente da EMC e gerente-geral do centro de desenvolvimento da companhia na China, Chenggong Charles Fan, vai chefiar as atividades de desenvolvimento. Fan, que se reporta a Mark Lewis, vice-presidente executivo e CDO (Chief Development Officer) da EMC, foi co-fundador da Rainfinity, empresa de virtualização de arquivo comprada pela EMC em agosto do ano passado.