O HP simplificou a oferta de PC Utility, soluções para infra-estrutura de TI de acordo com as necessidades do cliente. O serviço conta agora com uma solução padronizada para atender, principalmente as pequenas e médias empresas. Pelo sistema, os usuários adquirem equipamentos e suporte técnico, com pagamento mensal pelo que foi consumido.
O serviço PC Utility da HP possibilita a aquisição de computadores, software, atualização de novas versões, gerenciamento e help desk para o usuário final. Luis Sena, gerente de marketing para programas de outsourcing da HP, explica que hoje o PC representa apenas 25% do custo total de uma estação de trabalho. Os 75% restantes são gastos com manutenção, gerenciamento, segurança e sistema de hierarquia para acesso às aplicações e que o PC Utility vem com a proposta de oferecer economias para as empresas.
A solução está disponível no mercado brasileiro desde maio de 2005, mas Sena informa que os clientes pediam serviços com necessidades específicas. ?Quanto mais customizado o serviço, mais caro ele sairá?, diz ele o executivo, lembrando que o Gartner Group está orientando os clientes a partirem para soluções padronizadas, que saem mais barato.
Sena diz que a HP tem uma solução padronizada de PC Utility, que tem como grande alvo a pequena e média empresa. Ele garante que o preço cai porque não há custo, por exemplo, dos serviços de pré-venda. A HP tem uma modalidade de PC Utility com mensalidade de R$ 100 por usuário.
A HP oferece outras modalidades de infra-estrutura sob demanda incluindo outros serviços, como o de descarte de máquinas obsoletas. ?Antes de a empresa descartar uma máquina, ela tem de apagar todos os seus dados gravados, tirar a placa de patrimônio e decidir o destino desse computador?, afirma o executivo. A HP assume essa tarefa e também gerencia o ciclo de vida dos equipamentos.