Desmontado esquema de grupo que importava produtos de informática

0

A Receita Federal e a Polícia Federal iniciaram nesta terça-feira (26/6) a Operação Columbus, com o objetivo de desmontar um esquema internacional de sonegação de impostos. O grupo atuava em Taiwan, Estados Unidos, Paraguai e Brasil e as estimativas são de que movimentava US$ 250 milhões em produtos eletrônicos e de informática.

Segundo comunicado da Receita, as autuações contra as empresas do esquema deverão atingir R$ 50 milhões relativos a operações realizadas entre 2004 e março deste ano. As investigações contaram com apoio do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e duraram 11 meses.

Estão sendo cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, sete de prisão temporária e estão envolvidos na ação 42 servidores da Receita Federal do Brasil e 202 policiais federais, nos estados do Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. As operações estão sendo realizadas também em Miami (EUA).

De acordo com a nota da Receita, a organização usava empresas terceirizadas para abastecer o mercado brasileiro. Essas empresas permitiam que o grupo agisse de maneira anônima e não pagasse parte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A Receita não informou o nome do chefe do esquema, mas a nota distribuída diz que o acusado procurou proteger o patrimônio pessoal usando ?laranjas? (falsos proprietários), além de simular que morava no exterior por meio de declarações falsas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.