O Brasil lidera o ranking de transações realizadas na América Latina, no ano passado, por meio do comércio eletrônico, com uma fatia de US$ 4,89 bilhões, de um total de negócios da ordem de US$ 10,9 bilhões, de acordo com estudo elaborado pela America Economia Intelligence e apresentado pela administradora de cartões de crédito Visa.
Segundo o estudo, o aumento das transações comerciais na internet, da ordem de 40%, em 2007, decorre do crescimento econômico dos países da região, avanços da tecnologia e mudanças de comportamento dos consumidores.
O levantamento, que engloba 17 países, concluiu, ainda, que os cartões de crédito desempenharam um papel importante para a expansão dessa modalidade de comércio; mais de 70% dos consumidores pesquisados preferem pagar suas compras on-line com cartão crédito.
?Benefícios como conveniência e segurança são altamente valorizados pelos consumidores e têm sido fundamentais para o crescimento do comércio eletrônico?, comenta José Maria Ayuso, vice-presidente de produtos da Visa América Latina e Caribe.
O comércio eletrônico cresceu 121% durante os últimos anos. Os países que lideram esse crescimento incluem Venezuela, que cresceu a uma taxa de 224%, seguido pelo Chile com 183%, México com 143%, e o Brasil aparece na quarta colocação, com 116%. No entanto, no que diz respeito a transações, o Brasil é o maior e mais robusto mercado de comércio eletrônico da região, acumulando 45% do total de transações da América latina em 2007. Essa liderança é fruto do aumento da renda per capita do brasileiro, forte infra-estrutura e aumento da bancarização, e também se dá graças a um aumento de alianças entre varejistas, provedores de tecnologia, bancos e órgãos governamentais.