A Microsoft fechou acordo para adquirir a totalidade do capital da Mobicomp, empresa portuguesa fornecedora de soluções móveis, que passará a integrar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Portugal, seu primeiro em tecnologia para celulares na Europa. Os detalhes financeiros do negócio não foram divulgados.
As soluções móveis da Mobicomp são dirigidas aos setores de telecomunicações, serviços financeiros, meios de comunicação, varejo e logística. Em Portugal, a empresa atende grandes grupos como a Galp Energia, Sonae, Banco Millenium bcp, Edimpresa e as operadoras de celular TMN, Optimus e Vodafone.
Fundada em 2000, a Mobicomp tem escritórios em Lisboa e, fora de Portugal, na Espanha, Reino Unido, Dubai e Finlândia.
Segundo a Microsoft, a compra da Mobicomp ? que vai continuar operando a partir de Portugal ? vai permitir que reforçe seu sistema operacional para celulares, o Windows Mobile, que tem cerca de 20 milhões de licenças vendidas em todo o mundo.
"A Mobicomp complementa a visão da Microsoft e vai permitir a venda de seus softwares para nosso parque instalado", disse Nuno Duarte, diretor-geral da subsidiária da gigante do software em Portugal.
O ministro português da Economia e da Inovação, Manuel Pinho comemorou o anúncio da compra, considerando que a operação traduz "a grande capacidade de inovação" de Portugal.
Com informações da Agência Lusa.