Número de identidade de celular roubado pode ser bloqueado

0

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei do deputado William Woo (PSDB-SP) que obriga as operadoras de telefonia celular a bloquear o número de Identidade Internacional de Equipamento Móvel (IMEI, na sigla em inglês) dos aparelhos perdidos ou roubados. Woo explica que o IMEI consiste em um código próprio gravado na memória interna dos aparelhos de cada telefone celular.

"Embora seja um recurso fantástico para conter o crime, o número IMEI não é vinculado ao serviço prestado, permitindo que os malfeitores utilizem os telefones roubados", argumenta o deputado. Segundo ele, mesmo se os aparelhos forem bloqueados a pedido dos usuários, as operadoras não compartilham entre si as informações. Com isso, é possível habilitar um telefone bloqueado em outra operadora.

Para evitar esse problema, o projeto determina que as empresas mantenham um banco de dados sobre os aparelhos bloqueados por perda ou roubo e compartilhar as informações. As operadoras de celular também serão obrigadas a manter cadastro de todos os usuários e vincular a prestação do serviço ao número do IMEI. Caso não cumpram essa determinação, ficarão sujeitas à multa diária no valor de um salário mínimo por cada aparelho não cadastrado.

Em caso de roubo de carga ou extravio de aparelhos de telefonia móvel, conforme a proposta, os fabricantes e suas transportadoras serão obrigados a encaminhar às operadoras os números de IMEI de todos os aparelhos extraviados. Pelo texto, também só será permitida a venda de aparelhos com número de IMEI. A multa pelo descumprimento dessa determinação será de cem salários mínimos por aparelho irregular vendido.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.