Brasileiro pesquisa pouco na hora de trocar o computador

0

Apenas 64% dos usuários brasileiros realizam pesquisas antes de comprar um computador, de acordo com dados do estudo "Strategic Oxygen", um levantamento feito pela Intel em 12 países para avaliar o perfil de consumidores que adquiriram um computador nos últimos 12 meses. O índice brasilieiro é o mais baixo entre os países pesquisados, empatado apenas com a França. Países mais maduros, como EUA, Reino Unido e Alemanha, apresentaram, respectivamente, índices de 68%, 73% e 80%. Cerca de 400 clientes responderam à pesquisa online em cada um dos países.
Brasil
Para o diretor de marketing da Intel, Elber Mazaro, o resultado é uma característica cultural do brasileiro, que prefere ouvir a opinião de outros consumidores e amigos a procurar uma fonte impessoal. Dos entrevistados, 45% fazem uso de mídia social, dos quais 18% procuram blogs e 17% frequentam sites de redes sociais para procurar informações. "Em mercado emergentes, as redes sociais têm bastante importância. Tanto que na Índia, México e na parte rural da China esses índices são bastante expressivos", analiza Mazaro.
O levantamento aponta outra característica relevante no mercado nacional: dos 64% que pesquisaram antes de comprar um computador, 97% realizaram a pesquisa na Internet, mas apenas 19% dos equipamentos foram comprados pela rede. As lojas físicas responderam por 75% e a venda via call center registrou índice de apenas 3%. "O curioso é que entre os usuários mais aficcionados por tecnologia, 96% compram em lojas, apesar de 92% fazerem suas pesquisas na Internet", comenta o diretor de marketing.
O processo entre a decisão de se comprar um computador e a aquisição do produto dura em média 15 dias, três dias a menos que o levantamento realizado em 2008. O principal gatilho para a decisão de comprar são as promoções, nos mais variados meios, que respondem por mais de 50% das respostas.
A definição prévia de orçamento para a compra do computador aconteceu em 73% dos casos. Destes, 56% mantiveram o valor na compra, 23% gastaram mais que o previsto e 20% acabaram gastando menos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.