Mesmo não tendo vencido a licitação do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC), a Intel continua investindo pesadamente na sua plataforma educacional ClassMate PC, laptop voltado a estudantes de escolas píblicas e privadas do país. A CCE e a Positivo são as responsáveis por montar o equipamento no Brasil.
Executivos da Intel aproveitaram o Intel Editor's Day, evento que reuniu jornalistas neste fim de semana, em Maceió, para enfatizar que a educação é uma das áreas de pesquisa mais importantes para a empresa. Alan Markham, gerente de negócios e ecossistema da Intel, usa como exemplo a experiência do município fluminense de Piraí, que vai receber o projeto piloto do UCA em uma escola pública. A Intel Brasil firmou parceria com o projeto Piraí Digital, do governo do estado, tanto para o fornecimento dos computadores com quanto para colaboração na política pedagógica.
Markham diz que existe uma demanda no setor por tecnologias avançadas que possibilitem um processo de aprendizado mais moderno e prazeroso. Ele conta que no caso de Piraí o processo de inclusão digital já vinha acontecendo em níveis bastante avançados, por isso o MEC quis fazer da cidade um projeto piloto para o UCA – que ainda não saiu da fase de aprovação de licitação. Segundo ele, a participação ativa da empresa aconteceu somente quando o MEC decidiu expandir o projeto para todos os estudantes da rede municipal de ensino. Na visão de Markham, Piraí foi um projeto isolado, mas muito mais significativo do que o UCA propriamente dito, já que, embora atinja apenas 0,3% dos estudantes, demonstra um interesse de se investir em tecnologia para a educação.
O gerente de negócios da Intel avalia que a licitação do UCA, vencida pela ComSat, ainda não saiu do papel porque o governo está sendo criterioso e rigoroso com o processo de aprovação, mas o que aconteceu no município fluminense é uma prova de que há uma demanda real por iniciativas do tipo.
O vice-governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, depois de ter todo o desenvolvimento de Piraí, cidade da qual foi prefeito, pretende levar o projeto para todo o estado, o qual, se concretizado, atingirá cerca de 1,3 milhão de estudantes da rede estadual de ensino.
* O jornalista viajou a Maceió a convite da Intel.
- Foco na educação