O número de empresas que adotaram o IPv6 cresceu de 5%, no ano passado, para 13% neste ano, de acordo com pesquisa realizada pela BT com 876 executivos de TI em diversas partes do mundo, entre abril e maio. O IPv6 é um protocolo de internet que suporta um número infinitamente maior de endereços IPs em relação ao IPv4, sistema utilizado atualmente, e que foi lançado comercialmente em escala global na semana passada.
O levantamento também constatou uma tendência de aceleração na adoção do novo protocolo. Segundo a BT, 44% dos consultados planejam implantar o IPv6 no prazo de dois anos e 20% estão em processo de implantação. As justificativas para isso são a expansão da internet e o esgotamento dos endereços do sistema atual. Mais da metade dos entrevistados (55%) afirma ainda que o IPv6 deveria ser implantado em toda a rede, em vez de ser utilizado em apenas uma parte da infraestrutura. As principais barreiras para implantação, apontadas por eles, são a complexidade e os altos custos envolvidos, em especial para a infraestrutura necessária.
Dentre os que implantaram o sistema, o retorno sobre o investimento já é percebido para 57% dos entrevistados por meio, por exemplo, da antecipação nos projetos. Em contrapartida, 22% ainda consideram necessário mais casos de sucesso para mensurar os benefícios do IPv6.
A América Central-Sul é a que apresenta o maior porcentagem de entrevistados (73%) que não estão preocupados com o assunto. O percentual de adoção do IPv6 na região é, contudo, equiparável à Europa – quase 20% dos participantes afirmaram já terem implantado o protocolo na totalidade da rede. Na América do Norte, este índice é pouco mais de 10%.
O lançamento mundial do IPv6 foi realizado pela Internet Society no último dia 6 – a partir desta data grandes empresas como o Google, Cisco, Comcast, Microsoft, Facebook, entre outras, habilitaram em definitivo o acesso ao seu conteúdo por meio do protocolo, bem como o suporte a ele em seus equipamentos de rede.