A AT Internet acaba de divulgar os resultados de um estudo que comparou o cotidiano de trabalho dos analistas web no Brasil e na França, além das preferências de cada um em relação ao uso de browsers e sistemas operacionais. O levantamento contemplou o perfil de uso da solução de analytics de mais de 5 mil profissionais brasileiros e franceses. Um dos dados levantados mostra que o analista web brasileiro realiza visitas mais longas durante o uso da solução, levando cerca de 5 minutos a mais por visita do que o francês, que também acessa um número de páginas um pouco menor. No Brasil, o profissional visualiza uma média de 14,4 páginas por visita, com duração média de 21 minutos e 08 segundos, enquanto na França a média é de 12 páginas acessadas, com duração média de 15 minutos e 49 segundos.
Outra constatação do estudo é de que a segunda-feira é o dia de maior pico das conexões realizas pelos analistas brasileiros. No Brasil, notou-se um maior volume de acessos durante este dia da semana (23%), que vai reduzindo até sexta-feira. Como foi realizado no mês de abril, as quedas de terça (17,3%) e sexta-feira (16%) foram motivadas pelos feriados de Tiradentes e Páscoa, respectivamente.
Já na França, apesar de seguir a mesma tendência, o analista web francês é mais ativo durante o final de semana, com 5% dos acessos. A queda na segunda-feira (17,2%) foi por conta do feriado de Páscoa, que é comemorado neste dia da semana no País.
O levantamento sobre a carga horária de cada profissional constatou que os brasileiros são menos matutinos do que os franceses, já que 20,3% das visitas diárias dos analistas web no Brasil acontecem das 09h às 11h e 22,8% acontecem neste período entre os profissionais franceses.
Em relação ao uso de navegadores, os estudos da AT Internet apontaram uma maior preferência dos brasileiros pelo Google Chrome. O browser é utilizado por 72,1% dos usuários; seguido pelo Firefox, com 21,5%; Safari, com 5,1%; e Internet Explorer, com 1,3%. Na França, o Chrome também aparece como líder com 53,6% dos usuários; seguido por Firefox, com 33,5%; Internet Explorer com 8%; e Safari, com 4,5%.
Por último, o estudo mostra o domínio da Microsoft entre os sistemas operacionais mais utilizados nos dois países, com 78,9% da preferência dos brasileiros e 83,9% dos franceses. A Apple ficou com a vice-liderança, com 18% no Brasil e 14,8% na França. O Linux fecha a lista de sistemas operacionais de maior apelo entre os brasileiros, com 3,1%, e o Google OS fecha o ranking dos franceses, com 0,6%.
Resultados do estudo
Thanks for sharing this article with us. Your article is really very nice and helpful,