O Gartner indica que a mudança para negócios digitais com foco em dados está levando as empresas a criarem e reinventarem cargos, funções e tarefas voltadas especificamente para Data e Analytics.
A transformação para uma empresa digital exige um novo perfil de "executivos de dados". Entre eles estão o Chief Data Officer (CDO) e o Chief Analytics Officer (CAO), líderes de TI com foco em dados e em Analytics (por exemplo, executivos de business intelligence e gerenciamento de dados mestre), além de outros cargos dentro da empresa.
O objetivo principal desses executivos é explorar a análise de dados para gerar receita digital e oferecer suporte às melhorias operacionais para TI, marketing, gerenciamento de riscos, compliance, produção e finanças.
Segundo Joe Bugajski, Vice-Presidente Administrativo de Pesquisas em Data & Analytics do Gartner, o rápido crescimento no número de novos executivos demonstra como as organizações estão se adaptando às tendências do mercado e da tecnologia na mudança para negócios digitais.
A nova realidade dos líderes de Data & Analytics é a evolução da terminologia, como o aprendizado de máquina, e metodologias como a modelagem preditiva, para refletir essas novas funções.
Essas alterações graduais na terminologia, funções e cargos, junto com o surgimento de capacidades de TI bimodal e outros desenvolvimentos, fornecem uma ideia da abrangência e profundidade da mudança dentro das empresas que será associada à transformação para uma empresa digital como foco em dados.
Tecnologias novas e avançadas de Analytics estão em ascensão, como é o caso das análises preditiva e prescritiva, dos softwares de gerenciamento das decisões, das máquinas inteligentes, das aplicações para processamento do fluxo de eventos e das plataformas de inteligência operacional. Como resultado, a demanda por Analytics ultrapassou as comunidades de TI especializadas e está agora sendo liderada amplamente por unidades de negócios individuais.