O processo de transformação digital dos negócio tem criado uma espécie de efeito "Tostines" entes os líderes empresariais. Segundo pesquisa global conduzida pela Riverbed, a maioria dos executivos (98%) concordam que otimizar a estratégia digital é essencial para a alavancagem dos negócios, porém esbarram em desafios da era analógica, como restrição orçamentária, a dificuldade de lidar com o legado e a falta de visibilidade do ambiente de TI.
A Pesquisa Global de Desempenho Digital 2018 apontam que esses obstáculos estão impedindo o avanço das estratégias digitais e atrapalhando o desempenho e a experiência do cliente exigidos no mundo digital atual.
Feito com 1.000 tomadores de decisões de empresas com receitas superior a U$ 500 milhões em nove países, o estudo também descobriu que, enquanto os serviços e aplicativos digitais são críticos para o sucesso dos negócios, 80% dos entrevistados relataram que serviços digitais e aplicações essenciais estão falhando pelo menos algumas vezes por mês.
A necessidade das empresas em fornecer uma experiência digital bem-sucedida para clientes, parceiros e funcionários é bem reconhecida e continua crescendo em importância. Cerca de 91% dos tomadores de decisão de negócios globais concordam que o fornecimento de uma experiência digital bem-sucedida é ainda mais importante para os resultados financeiros da empresa do que há três anos.
Da mesma forma, 99% dos tomadores de decisões de negócios globais acreditam que sua empresa se beneficiaria com a melhoria do desempenho dos serviços digitais e aplicações. E isso é percebido primariamente por meio de:
– Melhor experiência e satisfação do cliente / usuário (53%);
– Maior agilidade do mercado (49%);
– Aumento de receita / vendas e rentabilidade (49%);
– Maior produtividade dos funcionários (49%);
– Menor tempo de colocação no mercado (48%).
No entanto, é amplamente reconhecido que os sistemas com desempenho inadequado hoje são uma limitação fundamental para uma estratégia digital bem-sucedida. De fato, dos 95% dos tomadores de decisão que disseram que enfrentam desafios significativos para alcançar uma estratégia digital mais bem-sucedida, a grande maioria encara múltiplos desafios, incluindo:
– Restrições orçamentárias (51%);
– Infraestrutura de TI legada excessivamente complexa ou rígida (45%);
– Falta de visibilidade total em toda a experiência digital ou do usuário final (40%);
– Falta de pessoal disponível ou devidamente qualificado (39%);
– Falta de adesão da liderança na priorização de iniciativas digitais (37%).
Entre os entrevistados, quase 80% dos que afirmaram que serviços digitais e aplicações essenciais estão falhando pelo menos algumas vezes por mês e impactando a produtividade e a experiência do usuário final, afirmam que enfrentam quase uma em cada quatro falhas várias vezes por semana. Quando serviços digitais críticos falham, cada minuto é importante.
Metade dos entrevistados diz que o tempo máximo aceitável para resolver problemas de desempenho digital é de uma hora, e quase 20% disseram em poucos minutos, reconhecendo que uma falha no serviço digital pode custar milhões de dólares em receitas perdidas e impactar significativamente a fidelidade do cliente e marca reputação.
Os líderes empresariais estão bem conscientes do impacto que essas falhas tem em seus negócios. As conseqüências expressas incluem:
– Perda de vendas e receita (42%);
– Lançamentos atrasados de produtos (41%);
– Perda de clientes (41%);
– perda de fidelidade à marca (41%);
– perda de produtividade dos empregados (40%).
Líderes empresariais inteligentes estão procurando dar maior ênfase às ferramentas de gerenciamento e infra-estrutura subjacentes aos serviços digitais. De fato, 99% dizem que a visibilidade em toda a experiência digital é fundamental para medi-la e gerenciá-la com sucesso; e 98% dos tomadores de decisão de negócios globais acreditam que uma arquitetura de TI moderna que oferece maior agilidade é importante para melhorar o desempenho digital.
As empresas também dizem que a hora de agir é agora. Ainda mediante a pesquisa, 77% dos tomadores de decisão globais dizem que é fundamental que suas empresas invistam na melhoria da experiência digital para usuários ou clientes nos próximos 12 meses. As principais áreas apontadas para se fazer investimentos nos próximos 12 meses incluem:
– Modernização de redes e infraestrutura para maior agilidade (60%);
– Capacidade de monitorar e gerenciar melhor a experiência digital do usuário final (59%);
– Melhorar as capacidades do service desk (59%);
– Acelerar o desenvolvimento de aplicações (58%).
Um número significativo desses mesmos tomadores de decisão também identificou as soluções em nuvem e as tecnologias emergentes como principais impulsionadoras da experiência digital. Quase todos, 99%, acreditam que o uso de tecnologias de nuvem são importantes para a estratégia digital de suas empresas e os líderes de negócios gostariam que suas empresas investissem em tecnologias emergentes como:
– Análise de dados (60%);
– IoT (59%);
– Tecnologia Blockchain (48%);
– Aprendizado de Máquina (47%);
– Inteligência Artificial (47%);
– Realidade Virtual (36%);
– Redes 5G (21%).