Uma das principais preocupações de empresas de tecnologia em todo o mundo é com o monitoramento dos resíduos gerados por suas operações. Atenta a essa questão, a Claro deu mais um passo para aprimorar sua cadeia de consumo, com foco nos princípios da economia circular, e desenvolveu um controle remoto para a Claro tv+ produzido com plástico 100% reciclado.
Implementada em janeiro, a iniciativa já distribuiu mais de 180 mil controles em todo o Brasil e faz parte do reconhecido programa de logística reversa da operadora, que recolhe equipamentos como decoders, modens e controles remotos já não utilizados pelos clientes e os encaminha para reciclagem, assim como faz a substituição do uso de caixas de papelão e sacos plásticos por caixas retornáveis de polietileno reciclável.
"Trata-se de uma ação de economia circular, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental gerado pela cadeia de consumo. A princípio, estamos rodando como um piloto, e usando os controles produzidos com material reciclado como peças de reposição, dentro do próprio programa de Logística Reversa. Ou seja, o material devolvido pelos clientes passa por um processo de triagem, reciclagem e vira matéria-prima para os equipamentos novos que serão usados como substituição ou no upgrade, fechando um ciclo completo", explica Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da Claro.
De janeiro a maio, somente para a produção dos controles remotos, mais de 7 toneladas de resíduos foram reaproveitadas. A projeção da empresa é fechar 2023 com cerca de 800 mil unidades distribuídas em todo o país. Para o futuro, a intenção é ampliar o programa, incluindo outras versões do equipamento. "Neste primeiro momento, focamos no modelo mais popular, que tem maior demanda por reposição. Com os resultados observados, já estudamos os próximos passos da iniciativa", afirma Silva.
Em 2022, o programa de Logística Reversa da Claro, na frente da Claro tv+, ou seja, para os equipamentos de produtos residenciais comercializados, recolheu mais de 3.600 toneladas de resíduos, sendo 604 toneladas de plástico, englobando materiais recolhidos entre os clientes e gerados pelos processos internos da empresa. Do volume total, mais de 98% são reciclados, gerando matéria-prima para o ciclo de economia circular, e o restante, aproximadamente 2%, que não tem condições de ser reaproveitado, recebe destinação final ambientalmente adequada.
Recentemente, a Claro também investiu na incorporação dos centros de triagem de resíduos (Centro de triagem e refurbished) aos Centros de Distribuição, reduzindo perdas e qualificando a geração de resíduos para reciclagem. Além de trazer mais eficiência para o processo, a ação gerou economia de 400 mil litros de diesel e contribuiu para a redução das emissões de Co2e da companhia.
"A Claro tem um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Estamos sempre focados na melhoria dos processos para reduzir, cada vez mais, o impacto ambiental da nossa operação e na implementação de ações que possam engajar nossos clientes", conclui Silva.
Reciclar é fundamental
Além do trabalho interno voltado para o aperfeiçoamento das operações, a empresa tem investido também em iniciativas que integrem a sociedade, gerem impacto e contribuam para despertar a consciência socioambiental junto à população em geral. Uma dessas frentes é o Claro Recicla, programa que reforça a importância da reciclagem e destinação correta de itens eletrônicos.
O programa disponibiliza urnas em mais de 2.000 lojas, em todo o país, para a coleta e destinação ambientalmente adequada de resíduos eletrônicos. Desde sua criação, em 2008, já foram reciclados mais de 292 mil itens, que equivalem a cerca de 72 toneladas de resíduos eletrônicos.
Clientes e não clientes podem descartar seus resíduos eletrônicos em coletores identificados e com orientações. São aceitos itens, como: celulares, baterias e acessórios, fora de uso ou quebrados. Os itens recolhidos passam por triagem para reciclagem ou destinação final adequada.
Com o olhar voltado para inovação e para o ESG atrelado ao negócio, a Claro segue implementando iniciativas que geram impactos reais para os produtos e serviços que entrega diariamente para milhões de brasileiros em diversos pontos do país.