A automação de processos tem se tornado uma das principais prioridades dos executivos brasileiros na busca por reinventar seus negócios. Ela aparece, inclusive, como a principal ação a ser tomada para 59% dos CEOs, conforme aponta uma pesquisa da PwC. Desses, 84% disseram prever investimentos na área ainda esse ano.
Partindo desse contexto, o Power Automate é uma ferramenta cada vez mais utilizada para iniciar essa cultura de automação. Isso porque ele está integrado à Microsoft 365, plataforma que possui mais de 258 milhões de licenças empresariais pagas. Ou seja, é uma das primeiras opções de organizações de diferentes portes e segmentos para aprimorar as rotinas de seus colaboradores. Por ser baseada na nuvem, essa plataforma oferece uma variedade de aplicativos focados no trabalho colaborativo simultâneo e na segurança das informações. É aqui que o Power Automate se destaca como uma oportunidade para ampliar a produtividade das empresas. Afinal, esse é um dos grandes ganhos da automação de processos.
Em essência, a automação consiste em utilizar a tecnologia como aliada na execução de tarefas ou etapas de um processo de forma automática, reduzindo a necessidade de intervenção humana constante. Ela não tem como objetivo substituir as pessoas, mas sim colaborar, permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades de maior valor agregado para o negócio.
Ao automatizar processos, atividades são executadas de acordo com regras e algoritmos predefinidos, possibilitando um trabalho sistemático que visa melhorar a eficiência, precisão e velocidade. Essa abordagem é especialmente útil em atividades manuais, repetitivas e com grande volume de trabalho, que costumam ser demoradas e suscetíveis a erros e inconsistências devido à interferência humana. Em resumo, a automação de processos visa padronizar atividades, integrar sistemas e oferecer um controle mais preciso sobre os dados da empresa. E no cenário econômico atual, essa estratégia representa um passo importante para impulsionar a competitividade e o sucesso dos negócios.
É por isso que a empresa e os seus colaboradores devem enxergar a automação como uma aliada. Ela pode fornecer insights valiosos baseados em dados precisos e atualizados, permitindo que a equipe se concentre apenas na análise de métricas relevantes, que auxiliem na identificação de tendências, pontos de melhoria e oportunidades de crescimento. Isso significa que essa redução do trabalho manual faz com que as organizações direcionem seus esforços para a estratégia, além de todos os demais benefícios, como performance operacional.
Portanto, considerando as vantagens oferecidas, fica cada vez mais evidente o porquê a automação vem sendo procurada por altos executivos. Ao saber aproveitar todo o potencial que as ferramentas tecnológicas possuem, em especial àquelas que já estão à disposição e são subutilizadas, crescem as chances de se ter destaque em um mercado atual cada vez mais competitivo.
Everton W. Constantino, analista de sistemas na AMcom.