A Databricks concordou em adquirir a startup de inteligência artificial generativa MosaicML em um negócio avaliado em cerca de US$ 1,3 bilhão, um movimento destinado a capturar a demanda crescente de empresas para construir suas próprias ferramentas semelhantes ao ChatGPT.
A Databricks, uma startup de armazenamento e gerenciamento de dados com sede em São Francisco, diz que o acordo combina sua tecnologia de gerenciamento de dados pronta para IA com a plataforma de modelo de linguagem MosaicML, permitindo que as empresas criem modelos de linguagem de baixo custo com dados proprietários . No momento, a maioria das empresas depende de modelos de linguagem de terceiros treinados em tesouros de dados publicamente disponíveis acessados ??online.
Também com sede em San Francisco, MosaicML, que foi lançado em 2021 e se tornará um serviço autônomo pertencente à Databricks, tem se concentrado em reduzir o custo do uso de IA generativa – de dezenas de milhões de dólares para centenas de milhares de dólares. por modelo, de acordo com Naveen Rao , cofundador e CEO. A MosaicML tem 62 funcionários e arrecadou US$ 64 milhões até o momento.