Tecnologia e energia solar a serviço da mobilidade sustentável

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O mercado brasileiro de veículos eletrificados tem se mostrado bastante promissor. Em 2022, o país registrou crescimento de 41% nas vendas de híbridos, plug-in e elétricos, fechando o ano com uma frota de pouco mais de 126 mil unidades circulando, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O avanço ainda é modesto, principalmente se comparado ao resultado de 10 milhões de vendas globais, mas é constante. 

As expectativas são de que a curva de crescimento permaneça, inclusive com a oferta de modelos mais acessíveis a partir deste ano. Ainda segundo a ABVE, no primeiro quadrimestre de 2023, 4.793 veículos leves eletrificados foram emplacados (51% a mais do que no mesmo período do ano passado). Além disso, pesquisas apontam para números ainda mais expressivos, na casa dos milhões, para os próximos anos. 

Com esse mercado em ascensão, outros setores também começam a despontar e se voltar para o segmento de veículos eletrificados. Afinal, para que eles circulem, é preciso que haja infraestrutura de carregamento. Nesse ponto, também é possível perceber que existe uma grande movimentação, tanto de marcas de veículos que estão investindo em espalhar carregadores ao longo das estradas brasileiras, quanto de fornecedores de tecnologias voltadas à mobilidade elétrica. Como é o caso da Voltbras, startup catarinense responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de gerenciamento de recargas para veículos elétricos.

Fundada em 2018, a empresa conta com um sistema de gestão e um aplicativo white label, para que as empresas ofereçam ao consumidor final uma forma facilitada de realizar o carregamento. Através do app, o motorista escolhe a forma de pagamento e o conector para liberar a recarga. Para o gestor da rede de eletropostos, a plataforma apresenta dados relacionados à operação dos carregadores, com dados sobre a saúde dos pontos de carregamento, estatísticas e quantidade de energia que cada veículo está utilizando, em tempo real.

"Desenvolvemos a plataforma para que as empresas possam agilizar a gestão de sua estrutura de recarga em todo o Brasil, enquanto utilizam dados estratégicos para crescimento do negócio e ampliação do relacionamento e da experiência do cliente", diz Bernardo Durieux CEO da Voltbras.

Empresas como Neoenergia, GreenYellow, EDP, Ipiranga, Multiplan compõem o portfólio de redes de recarga atendidas pela Voltbras. Ao todo, a startup atende 25 empresas no Brasil e Latam.

Energia limpa e mobilidade elétrica

Uma das narrativas que fomentam o incentivo e o crescimento da popularidade dos carros elétricos é a busca por soluções de mobilidade limpa. O que exige, além de sistemas de carregamento eficientes, fontes sustentáveis aplicadas aos elementos. E nesse quesito o Brasil é privilegiado, com parte significativa de sua matriz elétrica composta por fontes renováveis.

Por outro lado, é preciso levar em consideração que a fonte hídrica é responsável por mais de 50% do fornecimento de energia elétrica, sendo grande ainda a necessidade da diversificação da matriz, com mais espaço para outras fontes, como a solar, conforme destaca Thomas Knoch, CEO do Grupo Solar Vale, que atua na instalação de usinas solares e tem em seu portfólio a oferta de carregadores de carga média para veículos elétricos.

"A energia solar desempenha um papel fundamental na potencialização da sustentabilidade oferecida pelos veículos elétricos. Sua utilização como fonte de energia limpa e renovável permite reduzir as emissões de gases de efeito estufa, diminuir a dependência de combustíveis fósseis e impulsionar a mobilidade elétrica de forma mais acessível e econômica. Investir nessa combinação de tecnologias é um passo importante rumo à independência energética e a um futuro mais sustentável", comenta Thomas. 

O Grupo SV dispõe também de uma estação de carregamento em sua sede, que fica em Blumenau (SC), à disposição dos proprietários de veículos elétricos. No local, os motoristas podem parar para recarregar seus automóveis de forma gratuita. Uma forma de incentivar o uso dos eletrificados e que, ainda, fica em um ponto estratégico, numa rodovia que dá acesso ao centro da cidade e a uma das principais BRs da região, a 470.

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