O acesso fixo sem fio (FWA- Fixed Wireless Access) continua crescendo fortemente como um caso de uso 5G para provedores de serviços de comunicação (CSPs) em todo o mundo, com um aumento acentuado no último ano no número de CSPs que oferecem o serviço. Os detalhes, juntamente com as últimas previsões da indústria móvel da Ericsson, análises regionais e estudos de caso de clientes, aparecem no Ericsson Mobility Report de junho de 2024.
Dos CSPs incluídos na amostra do estudo da Ericsson (310 globalmente), 241 ofereciam serviços FWA em abril de 2024. Destes, 128 – cerca de 53% – incluíam uma oferta 5G FWA. Este é um aumento de 12 pontos em relação ao período correspondente de 2023 – um crescimento de 29%. Existem grandes variações regionais na proporção de prestadores de serviços adotando o FWA. Na América Latina, a adoção total da tecnologia é de 51%, enquanto 18% oferecem serviços acima de 5G e 23% de prestadores de serviços que oferecem serviços baseados em velocidade.
A velocidade, o tratamento de dados e as capacidades de baixa latência do 5G FWA também aumentam a atratividade dos planos tarifários FWA baseados em velocidade para os CSPs – com parâmetros de dados de downlink e uplink – semelhantes às ofertas de cabo ou fibra.
Isto ajudou a impulsionar um crescimento de quase 50% no número de prestadores de serviços que oferecem tarifas baseadas na velocidade 5G FWA no ano passado – com 40% de todos os CSPs FWA a fazê-lo agora. Atualmente, o FWA perde apenas para a banda larga móvel aprimorada (eMBB) como caso de uso 5G.
Fredrik Jejdling, Executive Vice President and Head of Networks da Ericsson, afirma: "O Ericsson Mobility Report de junho de 2024 mostra uma forte adesão contínua às assinaturas 5G. Banda larga móvel aprimorada e acesso fixo sem fio são os principais casos de uso, com sinais de que as capacidades 5G estão influenciando as ofertas de acesso fixo sem fio dos provedores de serviços. O relatório também destaca a necessidade de uma maior implantação da tecnologia 5G Standalone para concretizar plenamente o potencial do 5G".
Cerca de 300 CSPs em todo o mundo oferecem agora serviços 5G, dos quais cerca de 50 lançaram o 5G Standalone (5G SA).
Nas assinaturas, o 5G continua crescendo em todas as regiões. Cerca de 160 milhões de assinaturas 5G foram adicionadas globalmente nos primeiros três meses de 2024 – elevando o total para mais de 1,7 bilhões. Quase 600 milhões de novas assinaturas são esperadas em 2024 como um todo.
Os pesquisadores estimam que as subscrições 5G se aproximarão dos 5,6 bilhões até ao final de 2029 – com a cobertura global da população 5G fora da China continental a duplicar, passando de 40% no final de 2023 para 80% no final de 2029.
Espera-se que o 5G represente cerca de 60% de todas as assinaturas móveis até o final de 2029.
Regionalmente, prevê-se que a América do Norte tenha a maior penetração até ao final de 2029, com 90% (ou 430 milhões) das assinaturas previstas para 5G.
Na Índia, espera-se que as assinaturas 5G cresçam de 119 milhões no final de 2023 (cerca de 10% de todas as assinaturas móveis no país) para aproximadamente 840 milhões (65% de todas as assinaturas) até o final de 2029.
Sobre a experiência do usuário, estatísticas de um provedor de serviços líder revelam que 97% de todas as atividades do usuário na banda média 5G alcançaram um tempo de acesso ao conteúdo inferior a 1,5 segundos, em comparação com 67% na banda baixa 5G e 38% na banda 4G (todas as bandas).
A cobertura populacional de banda média 5G fora da China continental atingiu 35%. A América do Norte e a Índia fizeram implantações rápidas, superando 85% e 90% de cobertura de banda média, respectivamente.
O tráfego anual de dados da rede móvel foi ajustado para baixo pelos pesquisadores do Ericsson Mobility Report em comparação com o relatório de novembro de 2023. Isto deve-se a alterações nos dados subjacentes, tais como números mais baixos comunicados por reguladores e prestadores de serviços em mercados populosos para o segundo semestre de 2023.
O tráfego de dados da rede móvel cresceu 25% em relação ao ano anterior entre o final de março de 2023 e o final de março de 2024, impulsionado principalmente pela migração de assinantes para gerações posteriores e serviços com uso intenso de dados, como vídeo.
Prevê-se que o tráfego de dados móveis cresça com uma taxa composta de crescimento anual de cerca de 20% até ao final de 2029. Cerca de um quarto de todos os dados da rede móvel foram geridos por 5G até ao final de 2023. Prevê-se que este número cresça para cerca de 75% até o final de 2029.
O Ericsson Mobility Report de junho de 2024 contém 40 páginas e inclui quatro artigos de estudo de caso:
• Como a rede 5G NorthStar inspira inovação (com Telia e AstaZero, Suécia. Sobre conectividade de veículos autônomos).
• Levar a conectividade 5G para o subsolo (com Rogers, Canadá. Sobre a conectividade 5G do metrô em Toronto).
• Melhorar as experiências dos clientes com 5G (com Bharti Airtel, Índia. Sobre as prioridades e ações estratégicas 5G da Airtel.)
• Construindo uma rede programável de alto desempenho (com a AT&T, EUA. Sobre as ambições da rede programável da AT&T).