Estudo divulgado pela BRQ Digital Solutions mostra que 85,4% dos brasileiros ainda não aderiram ao Open Finance. Entre janeiro e setembro de 2023, o número de consentimentos para compartilhamento de dados cresceu 93%, ultrapassando 40 milhões, mas a taxa de renovação é de apenas 10%. A adesão é maior entre as classes A e B (17,2%) e adultos de 25 a 34 anos (15,9%), enquanto 35,3% dos entrevistados apontam a falta de conhecimento como principal barreira, segundo a Febraban e o Bacen.
As instituições financeiras estão investindo em tecnologias para explorar dados do Open Finance, com um aumento de 29% nos orçamentos em 2023. Fintechs como Nubank e Mercado Pago lideram em adesão, e 91% dos bancos focam em canais digitais. Desde 2022, o Brasil tem sido referência em Open Finance, com 16% da população adulta utilizando o sistema.
Para Luciano Nunes, Digital Evolution Strategist Director da BRQ, os desafios também podem ser divididos em diferentes questões nas instituições financeiras e fintechs. "Existe uma necessidade de atualização dos sistemas antigos (legados), segurança de dados e competitividade do mercado. No caso das fintechs, entendo que os obstáculos estão mais direcionados às parcerias estratégicas com os bancos tradicionais, na gestão de confiança e expectativa dos clientes", comenta.