Scala Data Centers inicia obra de data center em Fortaleza

0

Scala Data Centers comemora o andamento das obras de seu primeiro data center na região Nordeste do Brasil, o SFORPF01. O evento foi realizado nesta terça-feira (25) e contou com a presença do prefeito de Fortaleza, José Sarto e do CEO e cofundador da Scala, Marcos Peigo.

O data center, parte da família HyperEdge, projetada pela Scala para atender demandas por conexão e computação distribuída próximas ao usuário final, possui configuração desenvolvida especificamente para suprir a alta demanda de grandes provedores de conteúdo e serviços em nuvem, conhecidos como Hyperscalers. Com 7,2 MW de capacidade de TI, o SFORPF01 foi planejado e está sendo construído usando toda a experiência da Scala na construção de prédios dedicados exclusivamente a clientes Hyperscale.

Essa iniciativa reforça o compromisso da empresa em habilitar novos mercados na América Latina. A inauguração, prevista para o início de 2025, marcará um avanço significativo na expansão da infraestrutura tecnológica da Scala, além de apoiar o desenvolvimento econômico local.

O site faz parte do Campus Praia do Futuro, que receberá um investimento total de R$ 1 bilhão. Com uma área de 24 mil metros quadrados, o local incluirá a construção de um segundo prédio HyperCore o que tornará o empreendimento o maior da região. Este prédio abrigará o núcleo regional de uma grande infraestrutura Hyperscale, complementando os 7,2 MW de capacidade de TI do SFORPF01 com mais 13,5 MW, totalizando 20,7 MW de capacidade de TI, o que equivale a pouco mais de 30 MW de potência total. Além disso, o campus, que contará com uma subestação de energia dedicada, já possui dois clientes âncora e pode ser expandido conforme a demanda dos clientes. Com um impacto significativo no desenvolvimento econômico regional, prevê-se a geração de aproximadamente 700 empregos diretos e indiretos durante a fase de construção, além da criação de mais 60 vagas diretas na fase de operação.

"Estamos empenhados em fortalecer a economia de Fortaleza, tornando a cidade cada vez mais atrativa para negócios e empresas inovadoras. O investimento da Scala Data Centers é uma valiosa adição à nossa infraestrutura tecnológica, impulsionando Fortaleza em um setor crítico. Este projeto não apenas gerará empregos e renda, mas também inspirará outras empresas a investir aqui, consolidando nossa cidade como um polo de inovação. Nosso compromisso é fazer de Fortaleza um exemplo de desenvolvimento e inovação para o Brasil e o mundo," afirma José Sarto, prefeito de Fortaleza.

Fortaleza é reconhecida por sua conectividade, estando próxima a um dos principais pontos de interconexão de cabos submarinos do Brasil. Esses cabos são essenciais para a conectividade global, permitindo a transmissão de grandes volumes de dados entre continentes. Segundo a TeleGeography, dez dos 16 cabos desse tipo instalados no país encontram-se na cidade. O objetivo da Scala é implementar, pela primeira vez na região, uma infraestrutura de TI capaz de atender ao mercado Hyperscale e facilitar a expansão das operações de empresas que já estão ou planejam investir localmente.

"Fortaleza nos oferece uma oportunidade única com sua conectividade avançada e posição estratégica. Nossa iniciativa não só preenche a lacuna de infraestrutura de alta demanda e qualidade, mas também se tornará um pilar para o processamento de dados próximo aos usuários finais, essencial para aplicações como inteligência artificial e telemedicina. Este projeto será um marco, promovendo uma revolução digital e beneficiando toda a região Nordeste," afirma Marcos Peigo, CEO e cofundador da Scala.

A construção do SFORPF01 utiliza a metodologia proprietária de design e construção FastDeploy, que permite a implementação de data centers em um prazo até 50% menor em relação ao modelo tradicional. Esta solução se baseia em componentes modulares pré-fabricados e transportáveis que são integrados aos edifícios onde o data center se encontra, oferecendo uma experiência otimizada para seus clientes.

Seguindo o padrão estabelecido pela companhia, pioneira na adoção de práticas sustentáveis na construção e operação de seus data centers, o Campus de Fortaleza contará com energia 100% renovável e certificada, além de elevado índice de eficiência energética. O campus será desenhado para operar com PUE (Power Usage Effectiveness) abaixo de 1.5 e contará com zero consumo de água.

Além desta unidade em Fortaleza, a Scala Data Centers continua seu plano de expansão na América Latina com outros sites em construção no Brasil, Colômbia e Chile. E, recentemente, inaugurou novos sites no Campus Tamboré (SP-BR), Porto Alegre (RS-BR) e Tepotzotlán (México), completando 12 edifícios em operação. Desde sua fundação em 2020, a Scala já investiu mais de R$ 8 bilhões em seus projetos e prevê alcançar 500MW de capacidade distribuída nos próximos cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.