Em apenas um dia, a Intervias, concessionária que administra o setor 6 do programa de concessão de estradas estaduais de São Paulo, viu seu antigo software livre de armazenamento e backup dar lugar a uma nova solução, proprietária. O software escolhido foi o ARC Serve 11.1, da Computer Associates, implantado por analistas da integradora Goldnet e da Intervias.
A substituição teve como propósito obter maior segurança e um processo de recuperação de dados mais rápido e eficiente. "Com o crescimento da Intervias e a incorporação da empresa pelo grupo OHL Brasil, controladora de mais duas concessionárias, a Centrovias e a Autovias, precisávamos de uma solução funcional que fosse capaz de otimizar o gerenciamento de dados", explicam Márcio Rogério de Lima, coordenador da área de TI, e Joelso Cassiano, analista de suporte da Intervias.
Com uma rede composta por 300 estações, ambientes heterogêneos com servidores Linux e Windows distribuídos por dez pontos distintos em municípios do interior de São Paulo, fazendo inclusive interligação com outras concessionárias, a Intervias conta agora com um sistema de gerenciamento de armazenamento e backup capaz de suprir suas necessidades atuais e de otimizar os processos de cópia dos dados no dia-a-dia, que podem ser gerenciados via web.
Segundo o coordenador da área de TI da Intervias, com o novo software a empresa obteve um ganho substancial em organização e agilidade. De acordo como Lima, o sistema permite fácil localização dos arquivos de backup, acelerando as operações de busca e recuperação das informações. ?Com a solução da Goldnet, a empresa reduziu de 48 para 6 horas o tempo de backup, enquanto o de restore caiu de 8 horas para 30 minutos.?