A Telemig Celular e Amazônia Celular acabam de concretizar a primeira migração no Brasil da Billing Mediation Platform (BMP) para o sistema Multi Mediation (MM) da Ericsson, que possibilitará às operadoras coletar, tratar e distribuir os registros de chamadas (CDRs) usados pelos sistemas de pós-processamento para billing e interconexão.
Segundo a fabricante sueca, com a aquisição do Multi Mediation, as duas operadoras terão acesso a novas funcionalidades que reduzem o tempo para o lançamento de novos serviços. ?Além disso, as empresas preservam os investimentos anteriores, devido à perfeita compatibilidade com os sistemas já existentes?, afirma Marise Luca, diretora de Integração de sistemas da Ericsson Brasil.
Com a implementação do Multi Mediation da Ericsson, segundo o gerente de sistemas da Telemig Celular e Amazônia Celular, João Scott, as duas operadoras esperam obter maior segurança e robustez no tratamento dos registros de chamadas, além de garantir a continuidade de processamento, tendo em vista os avanços tecnológicos do setor de telecomunicações.
A primeira migração da plataforma BMP para Multi Mediation no Brasil foi realizada pela equipe de integração de sistemas da Ericsson com a participação dos profissionais de TI da Telemig Celular e Amazônia Celular. Toda a receita de tráfego das operadoras agora é gerenciada pelo sistema de mediação da Ericsson.
O objetivo principal da mediação é apoiar de forma rápida a introdução de serviços na rede de comunicação, fornecendo um ponto único para as informações relacionadas aos tratamentos de registros de chamadas. O Multi Mediation, segundo a Ericsson, possui independência tecnológica e suporta acesso fixo ou móvel, seja em redes CDMA, GSM ou WCDMA. O sistema atualmente é responsável pela tarifação de mais de 240 clientes ao redor do mundo.